Ouvindo...

Principal patrocinadora da Seleção Coreana tem time de LoL e protagonizou ‘guerras’

KT Corporation, gigante das telecomunicações da Coreia do Sul, patrocina a seleção nacional e é dona da KT Rolster, rival histórica da T1

Son Heung-min, astro da Seleção Coreana e Cuzz, jungler da KT Rolster

Enquanto Coreia do Sul e Brasil entraram em campo nesta sexta-feira (10), no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026, um nome ‘conhecido’ para fãs dos eSports chamou atenção fora das quatro linhas: a KT Corporation, principal patrocinadora da Seleção Coreana.

Gigante do setor de telecomunicações, a empresa é parte essencial da história do futebol e dos esportes eletrônicos no país. Além disso, é protagonista de uma das maiores rivalidades do cenário competitivo mundial, as chamadas “Telecom Wars” (Guerras das Telecomunicações).

Das arquibancadas aos eSports

A ligação da KT com o esporte vai muito além do futebol. A companhia é dona da KT Rolster, uma das organizações mais tradicionais do League of Legends (LoL) e protagonista da lendária “Telecom Wars”, rivalidade histórica contra a T1 — equipe pentacampeã mundial do MOBA e casa do astro Faker.

A disputa entre KT e T1 começou ainda nos anos 2000, nos tempos de StarCraft: Brood War, quando os jogadores Boxer (T1) e YellOw (KT) se enfrentavam em finais históricas. A rivalidade logo ultrapassou o jogo e passou a representar o confronto entre as duas maiores empresas de telecomunicações do país: KT Corporation e SK Telecom.

Com a ascensão do LoL, a rivalidade ganhou uma nova dimensão. Em 2013, KT Rolster e T1 fizeram uma das séries mais memoráveis da história do jogo, decidida em uma jogada lendária entre Faker e Ryu, ambos usando o campeão Zed. Desde então, o duelo entre as equipes é um dos mais aguardados da LCK, a liga coreana de LoL.

KT Rolster no Worlds 2025

A KT Rolster chega embalada para disputar o Worlds 2025, o Campeonato Mundial de League of Legends, que será realizado entre 14 de outubro e 9 de novembro, na China. O time já está classificado para a fase suíça da competição e conta com o elenco formado por PerfecT (top), Cuzz (jungler), Bdd (midlaner), deokdam (atirador) e Peter (suporte).

Do outro lado da rivalidade, a T1, de Faker, buscará sua vaga na fase suíça enfrentando a Invictus Gaming, da China, no play-in. Caso as duas equipes avancem, existe a possibilidade de mais um confronto entre KT e T1 no Mundial.

Tradição no futebol sul-coreano

A KT patrocina a seleção nacional desde 2001 e esteve presente em alguns dos momentos mais marcantes do futebol coreano. A marca acompanhou a histórica campanha do time nas semifinais da Copa do Mundo de 2002, além das boas participações nos Mundiais de 2006 e 2010 e na medalha de bronze olímpica em Londres 2012.

A empresa também realiza o programa Player Escort, que permite a crianças acompanharem os jogadores durante a entrada em campo.

Gigante do esporte coreano

Além do LoL, a KT mantém equipes em outras modalidades, como basquete (Suwon KT Sonicboom), beisebol (KT Wiz) e hóquei na grama feminino e tiro, consolidando-se como um dos maiores grupos esportivos do país.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports