Ouvindo...

Miss Universo 2025 é afetado pela morte da Rainha-mãe da Tailândia

A Tailândia sediará a próxima edição do Miss Universo, que tem a piauiense Maria Gabriela Lacerda como representante do Brasil

Victoria Kjær Theilvig é a Miss Universo 2024

O Miss Universo 2025 – marcado para acontecer em 21 de novembro – foi afetado pela morte da Rainha-mãe da Tailândia, Sirikit. Ela faleceu aos 93 anos e estava com a saúde debilitada desde 2019.

O concurso será realizado no país neste ano em parceria inédita com o Miss Grand International, um dos maiores do mundo ao lado do Miss Universo. Em nota divulgada, o Miss Universe Tailândia esclareceu que a data não será alterada, mas a programação pode sofrer ajustes.

“Isso se deve ao fato de que os preparativos e as operações já estão em andamento há algum tempo, e várias candidatas e membros da equipe do exterior já chegaram à Tailândia”, explicou.

Leia também

“No entanto, a comissão organizadora ajustará o formato e as atividades conforme apropriado à situação e seguirá as diretrizes e recomendações fornecidas pelo governo”, encerrou o comunicado. A Tailândia decretou um ano de luto.

Miss Universo lamenta morte da Rainha-mãe da Tailândia

Morte da monarca abre período de comoção popular na Tailândia

Pelas redes sociais, a organização do Miss Universo lamentou o falecimento da Rainha-mãe da Tailândia. “Sua Majestade, a Rainha Sirikit, era um símbolo duradouro de graça, compaixão e devoção ao povo tailandês.”

No texto, a organização destacou que ela “dedicou sua vida ao serviço humanitário, à preservação das artes e cultura tailandesas e à promoção do desenvolvimento social e rural em todo o Reino”.

“Em nome de toda a Organização Miss Universo, sua liderança, parceiros de franquia, titulares de títulos e comunidade em todo o mundo, estendemos nossas sinceras condolências a Sua Majestade, o Rei Maha Vajiralongkorn Phra Vajiraklaochaoyuhua, à Família Real, e ao povo da Tailândia durante este período de luto nacional”, seguiu.

“A vida de compaixão e liderança de Sua Majestade continua a inspirar gerações na Tailândia e em todo o mundo. Sua memória permanecerá uma luz guia de dignidade, bondade e unidade”, concluiu.

Brasil é representado por jornalista do Piauí

Maria Gabriela Lacerda, do Piauí, é a Miss Universe Brasil 2025. Vale lembrar que o concurso mudou de gestão recentemente e agora pertence ao empresário Rodrigo Ferro, que decidiu manter o título da jornalista.

A piauiense, que ficou em segundo lugar no Miss Universe Brasil 2021 e retornou aos concursos neste ano, se mudou para o Morro dos Anjos, no Paraná, onde tem passado por “intensa” preparação. O resort, um dos empreendimentos de Ferro, se tornou a “casa da Miss Universe Brasil”.

Após a novidade, o concurso anunciou, também, que, além dos estados, haverá candidatas representantes de rotas turísticas de vários cantos do país no Miss Universe Brasil 2026. As misses deverão ser eleitas até 23 de dezembro de 2025.

A gestão de Ferro conta com as experientes misses Natália Guimarães e Julia Gama, que ficaram em segundo lugar no Miss Universo 2007 e 2020, respectivamente.

A vencedora do Miss Universo 2025 sucederá Victoria Kjær Theilvig, que se tornou a primeira dinamarquesa Miss Universo.

O Brasil, representado pela pernambucana Luana Cavalcante, não se classificou no primeiro corte pelo quarto ano consecutivo.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.