Os bonequinhos
Os dois bonecos são parecidos, mas não iguais. Os Lafufus são uma “versão falsificada” dos Labubus. Os originais, fabricados pela chinesa Pop Smart, têm um QR Code presente na caixa e também na etiqueta do produto, que atestam a veracidade dele. Além disso, as caixas dos Labubus devem ter 15cm de altura e, se for mais baixo que isso, o produto é falso.
As diferenças, em geral, são muito sutis. Porém, ao comparar com um
Diversos vídeos nas redes sociais comparam os dois objetos.
Origem do Labubu
Diferentemente de nomes que têm raízes em línguas específicas, “
É importante destacar que o nome também não possui tradução ou significado específico em outras línguas, como inglês ou português.
Lançado em 2015 como parte da coleção The Monsters, o personagem é retratado como uma criatura travessa, semelhante a um pequeno duende. Embora tenha um bom coração, vive se metendo em encrencas, o que confere ao boneco um visual único, um misto de doçura e traquinagem.
A série de brinquedos começou a ser divulgada pela empresa How2Work e, a partir de 2019, ganhou escala global ao ser comercializada pela Pop Mart, gigante chinesa especializada em figuras colecionáveis vendidas em caixas-surpresa.
Tribufus
Com o sucesso dos bonecos Labubus, não demorou muito para os brasileiros criarem uma versão mais acessível:
Com preços mais em conta, os Tribufus se popularizaram em camelôs e lojas da 25 de Março, em São Paulo, como alternativa aos modelos originais, que podem custar até US$ 300 (cerca de R$ 1.200).
No Brasil, o alto valor impulsionou a criação dos Tribufus, que são réplicas que mantêm o visual lúdico, mas com valores muito mais baixos.
*Com informações de Rúbia Layane e Izabella Gomes