Ouvindo...

Dick Cheney teve trajetória política retratada em filme vencedor do Oscar

Ator de ‘Batman’, Christian Bale, deu vida a Cheney no filme ‘Vice'; ex-vice-presidente dos EUA morreu aos 84 anos

Christian Bale como Dick Cheney em “Vice”

Um dos vice-presidentes mais emblemáticos dos Estados Unidos, Dick Cheney, morreu aos 84 anos nesta terça-feira (4). A trajetória política dele, que acompanhou George W. Bush, foi retratada em um filme.

O longa “Vice” foi lançada nos cinemas brasileiros em 2019 e pode ser visto nos streamings Apple TV e Amazon Prime Video. Christian Bale, que já interpretou o super-herói ‘Batman’ foi quem deu vida a Dick Cheney no filme.

O ator de “Batman: O Cavaleiro das Trevas” ganhou cerca de 18kg, fez uso de próteses e maquiagem pesada para viver o personagem.

Cheney foi o vice-presidente mais poderoso da história dos Estados Unidos e esteve na Casa Branca entre 2001 e 2009, durante dois mandatos. Ele é uma figura influente e controversa de Washington.

Leia também

Cheney foi responsável por articular a “guerra ao terror” que, posteriormente, ocasionou a guerra do Iraque. No longa, é retratada a ação de Dick Cheney na articulação de operações militares americanas.

Também participam de “Vice” Sam Rockwell (como o presidente Bush) e Amy Adams (Lynne Cheney, esposa de Dick). O filme foi indicado a oito prêmios no Oscar de 2019, incluindo a mais importante da noite, Melhor Filme, mas venceu apenas a categoria de maquiagem e penteados. Christian Bale foi indicado na categoria “Melhor Ator”, mas perdeu para Rami Malek (“Bohemian Rhapsody”).

Cheney morreu devido a complicações de pneumonia e doença cardíaca e vascular. Ele sofria de doenças cardiovasculares durante a maior parte da vida adulta, tendo cinco ataques cardíacos entre 1978 e 2010. Em 2012, passou por um transplante de coração.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.