Ouvindo...

Labubu: fabricante do boneco é taxativo e faz alerta importante aos pais

Fabricante explica que boneco faz parte da categoria de art toys, ou seja, bonecos colecionáveis

Esses são os famosos Labubus

Depois que os Labubus viraram febre entre fashionistas e celebridades, não demorou muito para eles se tornarem a última sensação do momento nas redes sociais com um público diverso.

Entretanto, mesmo sendo sucesso entre o público infantil, os bonecos Labubu não são considerados brinquedos infantis. A própria fabricante, a empresa Pop Mart, informa em seu site oficial que o produto não é adequado para menores de 15 anos.

A explicação é que os Labubus fazem parte da categoria de art toys — bonecos colecionáveis voltados para adolescentes e adultos interessados em design, cultura pop e edições limitadas. Por esse motivo, eles não passam pelos testes de segurança exigidos para brinquedos infantis.

Apesar disso, os bonecos se tornaram febre entre as crianças. Estão em vídeos de unboxing nas redes sociais, entre os presentes mais pedidos, nos looks de celebridades e até nas vitrines de lojas populares. Esses bonecos vêm conquistando um público cada vez mais jovem, embora não sejam recomendados para essa faixa etária.

Os Labubus foram criados em 2015 pelo artista Kasing Lung, inicialmente como personagens de livros infantis. Produzidos pela marca Pop Mart, de Hong Kong, os bonecos conquistaram celebridades como Lisa e Rosé (BLACKPINK), além de Rihanna e Dua Lipa, que já foram vistas com suas coleções.

Conheça os ‘Tribufus’

Com o sucesso dos bonecos Labubus, não demorou muito para os brasileiros criarem uma versão mais acessível: os Tribufus.

Com preços mais em conta, os Tribufus se popularizaram em camelôs e lojas da 25 de Março, em São Paulo, como alternativa aos modelos originais, que podem custar até US$ 300 (cerca de R$ 1.200).

No Brasil, o alto valor impulsionou a criação dos Tribufus, que são réplicas que mantêm o visual lúdico, mas com valores muito mais baixos.

* Sob supervisão de Lucas Borges

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas