Ouvindo...

Crise de labirintite de Fabiana Justus tem relação com câncer? Entenda

Fabiana Justus relatou aumento das crises de labirintite em stories nas redes sociais

Fabiana Justus relata crises fortes de labirintite

Fabiana Justus, de 37 anos, relatou que as crises de labirintite aumentaram nos últimos dias. Nesta segunda-feira (29), a influenciadora comentou que não iria praticar atividades físicas por medo de “piorar”. Georgia Santos Arcanjo, médica oncologista do Grupo Oncoclínicas, explica se a condição tem relação com o diagnóstico de câncer.

“Antes de tudo, labirintite é uma denominação geral para doenças que acometem o labirinto (estrutura do ouvido interno responsável pela audição e pelo equilíbrio). Essas doenças podem ter várias causas, como vertigem posicional paroxística benigna, infecções, intoxicação e até mesmo tumores (câncer)”, destaca.

“Os fatores de risco são: idade (> 40 anos), doenças prévias (hipertensão, diabetes, etilismo e tabagismo). Quando a pessoa apresenta vertigem ou tontura, não significa que há labirintite, mas sim que o sintoma deve ser investigado”, acrescenta a médica.

Segundo ela, durante o tratamento de câncer, “pode haver efeitos colaterais de quimioterápicos ou outros medicamentos podem causas esses sintomas como náusea, tontura, zumbido, dificuldade auditiva”. A médica esclarece que isso “acontece porque algumas dessas drogas podem afetar a estrutura do labirinto, ou causa inflamação local, levando a quadros como o relatado”.

Leia mais:

Leia também

Surgimento de doenças

Durante o tratamento oncológico, algumas doenças podem surgir por causa dos efeitos colaterais de alguns medicamentos. “Um exemplo são os quimioterápicos a base de platina, sendo cisplatina o mais comum. Essa medicação pode afetar o labirinto, por meio de lesão do nervo, podendo causar tonturas, zumbido e em casos mais graves, até perda auditiva”, alerta Arcanjo.

Ela esclarece ainda que, mesmo com os tratamentos mais evoluídos, estes “ainda tem efeitos sobre células saudáveis (que estão livres de câncer), então, na maioria dos casos, esses sintomas vão acontecer por efeito colateral da droga. Mas sempre lembrar de investigar as causas, que podem ser várias, inclusive surgimento de tumor ou metástase no Sistema Nervoso Central”.

Tratamento

O tratamento, conforme a médica, depende totalmente da causa. "É sempre importante abordagem multidisciplinar, com atuação de outros especialistas (por ex: neurologista, otorrinolaringologista, fisioterapeuta, entre outros). O mais importante é sempre relatar para o seu médico qualquer sinal ou sintoma para que seja determinado a causa e instituído manejo adequado”, encerra.

Leucemia

Fabiana Justus foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda em janeiro deste ano, época em que iniciou o tratamento contra a doença e precisou raspar os cabelos após quimioterapia.

No fim de março, a influenciadora passou por um transplante de medula óssea e, no mês seguinte, teve a confirmação da pega. A empresária recebeu alta médica no dia 16 de abril.

No mês passado, Fabiana contou que está em remissão e exibiu o crescimento dos cabelos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.