O príncipe
Harry retornou ao Reino Unido para os Jogos Invictus, quando
foi informado que não poderia ver o pai, o rei Charles III, devido à agenda lotada do monarca. Entre os próprios compromissos, ele compareceu sozinho, na quarta-feira (8), a uma cerimônia na Catedral de São Paulo e deu um sinal de desprezo ao pai, segundo o portal inglês The Mirror.
Vestido de terno, Harry usava quatro medalhas no peito. Três delas foram concedidas pela
falecida avó, a rainha Elizabeth II: a do Jubileu de Ouro, de 2002; e do Jubileu de Diamante, de 2012; e a do Jubileu de Platina, de 2022. A quarta medalha foi devido ao trabalho militar no Afeganistão, concedida em 2008.
Uma medalha importante, no entanto, não foi utilizada pelo príncipe. Harry não usava a medalha da
coroação do rei Charles III, concedida a ele e outras 400 pessoas envolvidas nas cerimônias e procissões, assim como membros das Forças Armadas inglesas e outros trabalhadores do serviço de emergência.
Segundo o The Mirror, não é a primeira vez que o príncipe Harry dispensa o uso da medalha concedida pelo pai. No fim de abril, quando apresentou um prêmio militar em vídeo gravado na casa que divide com a esposa
Meghan Markle e com os
filhos, ele também não apareceu com a medalha. Em novembro, durante evento em Nova York, ela também não foi utilizada.
Enquanto Harry estava presente em um dos eventos em comemoração aos
10 anos dos Jogos Invictus, o rei e a rainha Camilla estavam a três quilômetros de distância. Na mesma data, Charles e a rainha consorte receberam convidados na primeira festa do ano realizada no jardim do Palácio de Buckingham.
Encontro familiar
Harry tinha várias reuniões sobre os Jogos Invictus no início da semana e, na quarta (8), participou de uma Missa de Ação de Graças que marcará o 10º aniversário dos jogos, na Catedral de São Paulo. A
expectativa é que ele se encontre com Kate Middleton durante a visita, mas o
príncipe não deve se encontrar com o pai, o rei Charles III.
Charles, que
voltou às atividades recentemente, em meio ao tratamento de um tipo de câncer não informado pelo Palácio de Buckingham, tem reuniões na quarta-feira (8) e terá uma audiência semanal com Rishi Sunak, primeiro-ministro britânico. Apesar de querer ver o monarca, que enfrenta um câncer, Harry entende a agenda de compromissos e prioridades do pai e espera vê-lo em breve, informou o porta-voz.
A última vez que Harry se encontrou com
Charles foi logo depois que o monarca foi diagnosticado com câncer e iniciou o tratamento regular. Depois dos três dias em Londres, Harry deve voar para a Nigéria para encontrar a esposa, Meghan Markle.
Diagnóstico de Charles
O Palácio de Buckingham anunciou em fevereiro deste ano que o
rei Charles III foi diagnosticado com um câncer. O local, no entanto, não foi informado. A Família Real optou por comunicar o diagnóstico para “prevenir a especulação” envolvendo a saúde do monarca e a
linha de sucessão.
Participe dos canais da Itatiaia: