Ouvindo...

O que é o Invictus, evento que leva príncipe Harry à Inglaterra em meio a polêmica na família real

Co-fundador do evento esportivo para veteranos do serviço militar, o filho do rei Charles III já retornou à Inglaterra

Príncipe Harry está na Inglaterra para Jogos Invictus

O príncipe Harry desembarcou em Londres, na Inglaterra, nesta terça-feira (7), para a realização de mais uma edição dos Jogos Invictus, projeto que chega ao 10º ano em 2024. Co-fundador do projeto, o príncipe é uma das principais figuras em representar e promover os eventos que tem foco em soldados veteranos em reabilitação, seja ela física ou mental.

Os Jogos Invictus (Invictus Games, em inglês) são um evento esportivo internacional criado para atender veteranos do serviço militar que sofreram ferimentos, mutilações ou enfrentaram outro tipo de doença em serviço. O evento global inclui diversos esportes disputados por seleções nacionais de mais de 20 países, como Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Ucrânia e Afeganistão.

A ação foi criada em 2014, quando Harry, que também serviu ao exército, trabalhava com a Royal Foundation. Co-fundador e patrono dos Jogos Invictus e da Fundação Jogos Invictus, o príncipe participa de reuniões de governança e atividades de arrecadação de fundos, além de manter relacionamentos com a comunidade de veteranos.

Tradicionalmente, Harry sempre está presente nos jogos, discursando nas cerimônias de abertura e encerramento, que também contam com apresentações de grandes artistas do mundo da música. Meghan Markle, a esposa do príncipe, participa desde 2017 de algumas datas dos jogos, já tendo feito algumas aparições ao lado dele.

Os jogos foram transformados em tema de minissérie produzida pela Netflix, em 2023. “Jogos Invictus: Veteranos no Topo” aborda a relação entre príncipe Harry e os competidores, que se conectam através dos efeitos deixados pela guerra na saúde mental de cada um deles.

Leia também

Encontro familiar

Nesta terça, Harry deve ter várias reuniões sobre o “Invictus Games” e, na quarta (8), participará de uma Missa de Ação de Graças que marcará o 10º aniversário dos jogos, na Catedral de São Paulo. A expectativa é que ele se encontre com Kate Middleton, mas o príncipe não deve se encontrar com o pai, o rei Charles III.

Charles, que voltou às atividades recentemente, em meio ao tratamento de um tipo de câncer não informado pelo Palácio de Buckingham, tem reuniões na quarta-feira (8) e terá uma audiência semanal com Rishi Sunak, primeiro-ministro britânico. Apesar de querer ver o monarca, que enfrenta um câncer, Harry entende a agenda de compromissos e prioridades do pai e espera vê-lo em breve, informou o porta-voz.

A última vez que Harry se encontrou com Charles foi logo depois que o monarca foi diagnosticado com câncer e iniciou o tratamento regular. Depois dos três dias em Londres, Harry deve voar para a Nigéria para encontrar a esposa, Meghan Markle.

Diagnóstico de Charles

O Palácio de Buckingham anunciou em fevereiro deste ano que o rei Charles III foi diagnosticado com um câncer. O local, no entanto, não foi informado. A Família Real optou por comunicar o diagnóstico para “prevenir a especulação” envolvendo a saúde do monarca e a linha de sucessão.


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.