O Rei Charles III assume oficialmente o trono inglês neste sábado (6) em cerimônia realizada em Londres, na Inglaterra. A coroação do novo monarca britânico acontece quase 8 meses depois da morte da Rainha Elizabeth II, que reinou por 70 anos.
A sucessão à coroa inglesa é regulada por descendência, mas também por um estatuto do Parlamento britânico. Atualmente, as 23 primeiras pessoas na linha de sucessão são descendentes de Elizabeth II. Conforme a lei, o filho mais velho do monarca assume o trono em caso de morte, abdicação ou deposição do trono.
O primeiro na linha sucessória é o Príncipe de Gales, William, filho mais velho de Charles e Diana Spencer. Ele é seguido pelo próprio primogênito, o príncipe George de Gales e, então, pela princesa Charlotte e o príncipe Louis, todos frutos do relacionamento de William e Kate Middleton.
O príncipe Harry, que detém o título de Duque de Sussex apesar de ter abdicado dos deveres reais, é o quinto na linha do trono. Os filhos do relacionamento com Meghan Markle, o príncipe Archie de Sussex e a princesa Lilibet, ocupam as posições seguintes. Ao fim da lista dos herdeiros diretos de Charles, estão outros filhos, netos e bisnetos de Elizabeth II.
Como funciona a linha de sucessão do trono da Inglaterra?
As determinações que servem de base para a linha de sucessão foram criadas no século XVII, com a Declaração de Direitos e o Ato de Liquidação, de 1689 e 1701. Os documentos só foram alterados mais de 300 anos depois, com a Lei da Sucessão da Coroa, criada em 2013 e aplicada a partir de 2015.
Segundo a lei, somente descendentes da princesa Sophia são elegíveis para a sucessão. O novo rei, ou rainha, seria obrigatoriamente protestante, com a obrigação de manter os descendentes na religião determinada. Por isso, aqueles que se casassem com católicos romanos seriam desqualificados para assumir o trono.
A linha de sucessão seguia um sistema de primogenitura masculina, ou seja, que filhos homens tinham prioridade para assumir o trono. A determinação foi encerrada pela Lei de Sucessão da Coroa, mas só se aplica aos nascidos após 28 de outubro de 2011. Por isso, a princesa Anne continua abaixo dos irmãos mais novos, Andrew e Edward.
Linha de sucessão do trono
1. William, Príncipe de Gales
2. Príncipe George de Gales
3. Princesa Charlotte de Gales
4. Príncipe Louis de Gales
5. Harry, Duque de Sussex
6. Príncipe Archie de Sussex
7. Princesa Lilibet de Sussex
8. Andrew, Duque de York
9. Princesa Beatrice, Sra. Edoardo Mapelli Mozzi
10. Senhorita Sienna Mapelli Mozzi
11. Princesa Eugenie, Sra. Jack Brooksbank
12. Mestre August Brooksbank
13. Edward, Duque de Edimburgo
14. Jaime, Conde de Wessex
15. Lady Louise Mountbatten-Windsor
16. Anne, Princesa Real
17. Sr. Peter Phillips
18. Senhorita Savannah Phillips
19. Senhorita Isla Phillips
20. Sra. Michael Tindall
21. Senhorita Mia Tindall
22. Senhorita Lena Tindall
23. Mestre Lucas Tindall