Ouvindo...

Com câncer, Fabiana Justus comemora um mês da ‘pega’ da medula: ‘Renascimento’

A influenciadora celebrou a data com um bolo e fez um pedido com a vela

Fabiana Justus comemora primeiro mês da pega da medula óssea

A influenciadora Fabiana Justus, diagnosticada com leucemia mieloide aguda, comemorou nas redes sociais nesta quinta-feira (9) o primeiro mês de pega da medula óssea. Com direito a um bolo e pedido, ela descreveu as últimas semanas de tratamento durante a fase que precisa ficar isolada.

Fabiana contou que teria deixado a data passar despercebida se não fosse uma amiga que foi até seu apartamento vê-la pela janela. “Meu primeiro ‘mesversário’! 1 mês do meu renascimento! 1 mês da pega da minha medula! Minha amiga carinhosamente me lembrou e me mandou o bolo e a vela! Eu não tinha percebido!”, escreveu.

“Esse mês passou voando e ao mesmo tempo demorou uma eternidade! É difícil descrever o tempo quando estamos em isolamento. Mas o isolamento em casa é infinitamente mais leve e gostoso do que o isolamento no hospital”, completou.

Ela descreveu sua rotina e as sensações árduas do tratamento e como os dias ficaram melhores desde que voltou para casa. “Um mês de uma rotina pós-transplante, com muitos cuidados. Um mês que os sintomas pós químio e transplante vão amenizando pouco a pouco. O gosto metálico na boca dá espaço para alguns sabores voltando. A falta de apetite completa começa a ceder um pouco. O cansaço extremo se transforma em menos cansaço. E assim, dia após dia as coisas vão melhorando. Que assim seja! E assim continue!”, destacou.

Por fim, Fabiana reforçou que agora começa uma nova fase no tratamento. “Começamos o tratamento de manutenção e continuamos com o acompanhamento. Rumo ao primeiro marco importante dos 100 dias pós transplante (estamos no D + 43. A contagem é feita a partir do dia que foi feito o transplante). Não preciso nem dizer qual foi o meu desejo né?!”, contou.

Leia também

Pós-transplante

A influenciadora Fabiana Justus, de 37 anos, recebeu alta hospitalar em 16 de abril, após o transplante de medula óssea ter sido realizado com sucesso. Retornando para casa, Justus compartilhou nas redes sociais o momento de reencontro com os filhos.

Após pouco mais de 15 dias do transplante, a influenciadora relatou estar lidando com mucosite, uma condição considerada comum após tratamentos que exigem quimioterapia, como o transplante. Além das inflamações na mucosa, outros efeitos colaterais podem ser causados por quimioterápicos.

Diagnóstico

No dia 25 de janeiro deste ano, Fabiana revelou ter sido diagnosticada com leucemia mieloide aguda e falou sobre a descoberta em vídeo postado nas redes sociais. Segundo a influenciadora, ela foi hospitalizada com ‘uma dor esquisita nas costas e febre’. A partir dali, ela foi internada, passou por exames, colocou o cateter e já começou a quimioterapia.

No dia 27 de março, Fabiana contou que conseguiu um doador 100% compatível com ela e que faria o tão esperado transplante de medula óssea. Após 13 dias, ela relatou que conseguiu a ‘pega’ e avançou no tratamento, mas relatou que precisa tomar mais de 40 comprimidos diários para dar continuidade ao tratamento, além de outras medicações de “manutenção”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.