Fausto Silva, o
Em casa, Faustão tem recebido fisioterapia e cumprido todas as orientações médicas para que se recupere bem do transplante de rim. “O primeiro ano de transplante é muito intenso, exatamente porque você tem um nível de imunossupressão maior e, consequentemente, você pode ter intercorrências infecciosas nesse período”, esclarece o médico nefrologista e mestre pela UFMG, Ladislau José Fernandes Junior.
Após a alta médica, Faustão terá idas frequentes ao hospital, o que é normal para pacientes recém-transplantados. Geralmente, como destaca Ladislau, esse retorno é semanal, depois quinzenal, mensal, a cada dois meses e, posteriormente, a cada três meses.
Depois de deixar o hospital, Faustão não fez nenhuma aparição pública. A reportagem da Itatiaia procurou a assessoria do apresentador e aguarda retorno.
Vida após transplante
O médico nefrologista pontua que um paciente transplantado pode viver tranquilamente após o procedimento, porém alguns cuidados devem ser tomados.
Após o transplante, ele deve tomar todos os medicamentos recomendados por seu médico e evitar bebidas alcoólicas, drogas nefrotóxicas e cigarro. “O uso da bebida alcoólica de forma intensa é totalmente inadequado”, ressalta o nefrologista.
Atividades físicas são liberadas e uma alimentação saudável é recomendada, até para a própria qualidade de vida. “Aí ele vai ter uma boa caminhada com esse transplante e ser muito feliz”, diz o médico.
Saúde de Faustão
No dia 5 de agosto do ano passado,
O doador
No dia 26 de fevereiro, após cerca de seis meses,
Após a cirurgia, o