Vocalista do Molejo, o cantor Anderson Leonardo está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular do Rio de Janeiro e, conforme anunciado pela assessoria do grupo de pagode, precisa de doações de sangue. O motivo das transfusões recebidas por Anderson não foi divulgado, mas famosos e anônimos divulgam a campanha de doações.
Através das redes sociais, é bem comum ver a divulgação de campanhas similares à
As
“Normalmente, o paciente recebe sempre do banco. Quando você doa, você está repondo para que outra pessoa use, não necessariamente para a pessoa que você veio doar”, esclareceu sobre as doações em nome de determinado paciente. No caso de Anderson, as
Sangue tem ‘data de vencimento’
Conforme detalhado pela médica, os estoques de sangue contam com bolsas já liberadas para uso, o que ocorre pelo menos um dia depois da doação. “Quando você doa sangue, o sangue para ser liberado para o uso demora entre 24 e 48 horas. Então, quando você precisa de sangue, você tem que usar um sangue e estar liberado”, explicou a coordenadora do hemocentro da capital mineira.
“O sangue, ele tem uma validade. As hemácias, por exemplo, duram entre 36 e 42 dias, então é diferente de um remédio que tem validade maior e o estoque pode durar por um ano”, pontuou a médica. “O sangue, seu estoque sempre vai ter bolsas que estão próximo ao vencimento, você tem que ter uma reposição constante daquilo ali”, esclareceu Rodrigues.
Doações para estoques de sangue
A necessidade de reposição em estoques de sangue se faz uma constante, seja para casos de urgência ou para pacientes que precisam de transfusões drante um tratamento mais longo. “Um paciente em tratamento oncológico costuma precisar de bolsas com uma certa frequência, o que não é o caso, por exemplo, de um paciente acidentado. Então, é sempre para repor o estoque”, acrescentou.
Em alguns locais, como no Hemominas, sequer é possível doar sangue para um paciente específico, sendo autorizado somente que doações sejam direcionadas para o hospital no qual o paciente está internado. "É muito mais essa questão cultural, de incentivar a doação para o hospital. A família faz as campanhas, mas o sangue pode ser usado por quem quer que seja”, explicou Priscila Rodrigues.
Saúde de Anderson
Em outubro de 2022, Anderson Leonardo relatou que foi diagnosticado com câncer na região inguinal e, em janeiro de 2023, contou estar curado. Em maio daquele ano, o artista foi
No dia 27 de fevereiro, o cantor foi internado em um hospital particular do Rio de Janeiro, onde passou por imunoterapia e recebeu medicação para dores. No dia 13 de março, o vocalista do Molejo passou por um
No dia 19 do mesmo mês, o artista recebeu alta médica após 21 dias internado. Após deixar o local,