Ouvindo...

Reeleito, Fuad Noman fala do futuro da relação com o governo Lula e das eleições em 2026

O prefeito de Belo Horizonte, que apoiou o presidente Lula em 2022, disse que apoio em 2026 está condicionado a decisão do PSD

Fuad Noman (PSD) foi reeleito com 670.574 votos em Belo Horizonte

Após ser r eeleito em Belo Horizonte no último domingo (27), Fuad Noman (PSD) afirmou que seguirá o “voto do partido” para as eleições presidenciais de 2026. A declaração foi dada pelo prefeito da capital mineira em uma entrevista para a CNN Brasil nesta segunda-feira (28).

Ele afirmou que “sempre buscou apoiar pessoas que querem ajudar BH”, o que, segundo o prefeito eleito, refletiu no apoio ao presidente Lula (PT) no pleito de 2022.

“O presidente, então candidato, Lula nos procurou e nos prometeu ajudar a cidade de Belo Horizonte. Aliás, o que está fazendo com muito zelo agora, já que nos repassou mais de R$ 1 bilhão. Eu sou um homem de partido. Eu vou aguardar a decisão do PSD. Vou ter uma conversa nos próximos dias com o presidente [Gilberto] Kassab exatamente para nos posicionarmos sobre essa questão. Eu irei apoiar a decisão que o partido tomar”, afirmou.

Leia também

Fuad afirmou também que não irá “entrar em ideologias” de esquerda ou direita, pois se considera “centro-progressista”, mas que jamais iria se aliar a extrema-direita.

Em 2026, o cargo de governador também estará disponível. O prefeito afirmou que o PSD deve ter, pelo menos, dois nomes aptos para a disputa estadual e ainda um candidato nacional, sem citar nomes.

Em 2022, mesmo com o apoio de Fuad, o presidente Lula perdeu as eleições na cidade de Belo Horizonte no segundo turno, obtendo 42,53% dos votos válidos contra 46,60% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.