Ouvindo...

Reeleito, Fuad Noman fala do futuro da relação com o governo Lula e das eleições em 2026

O prefeito de Belo Horizonte, que apoiou o presidente Lula em 2022, disse que apoio em 2026 está condicionado a decisão do PSD

Fuad Noman (PSD) foi reeleito com 670.574 votos em Belo Horizonte

Após ser r eeleito em Belo Horizonte no último domingo (27), Fuad Noman (PSD) afirmou que seguirá o “voto do partido” para as eleições presidenciais de 2026. A declaração foi dada pelo prefeito da capital mineira em uma entrevista para a CNN Brasil nesta segunda-feira (28).

Ele afirmou que “sempre buscou apoiar pessoas que querem ajudar BH”, o que, segundo o prefeito eleito, refletiu no apoio ao presidente Lula (PT) no pleito de 2022.

“O presidente, então candidato, Lula nos procurou e nos prometeu ajudar a cidade de Belo Horizonte. Aliás, o que está fazendo com muito zelo agora, já que nos repassou mais de R$ 1 bilhão. Eu sou um homem de partido. Eu vou aguardar a decisão do PSD. Vou ter uma conversa nos próximos dias com o presidente [Gilberto] Kassab exatamente para nos posicionarmos sobre essa questão. Eu irei apoiar a decisão que o partido tomar”, afirmou.

Leia também

Fuad afirmou também que não irá “entrar em ideologias” de esquerda ou direita, pois se considera “centro-progressista”, mas que jamais iria se aliar a extrema-direita.

Em 2026, o cargo de governador também estará disponível. O prefeito afirmou que o PSD deve ter, pelo menos, dois nomes aptos para a disputa estadual e ainda um candidato nacional, sem citar nomes.

Em 2022, mesmo com o apoio de Fuad, o presidente Lula perdeu as eleições na cidade de Belo Horizonte no segundo turno, obtendo 42,53% dos votos válidos contra 46,60% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.