Ex-assessor de Nikolas Ferreira (PL), Pablo Almeida (PL) se tornou o candidato a vereador mais votado da história de Belo Horizonte. O recorde, até então, era de Duda Salabert — eleita pelo PDT em 2020 com 37.613 votos.
Com 94,86% das urnas apuradas, Pablo Almeida já registra 37.988 votos, ultrapassando a votação recorde da deputada federal, que disputou as eleições como candidata a prefeita de Belo Horizonte neste ano.
Puxado pelo assessor de Nikolas, o Partido Liberal é a legenda com a maior votação na capital mineira, até este momento, com mais de 150 mil votos.
Em entrevista à Itatiaia, Pablo Almeida disse que o foco, agora, é apoiar o candidato de seu partido, Bruno Engler, no segundo turno.
“Quero, primeiramente, agradecer a população de BH, o apoio ao nosso grupo político liderado por Nikolas Ferreira. Deus me coroou com isso e o vereador mais votado da história é cristão, conservador e de direita. Um dos nossos compromissos é fazer de BH a capital mais conservadora do país e isso passa por eleger o Bruno Engler”, afirmou.
Eleições de 2020
Nas eleições de 2020, Duda Salabert se tornou a candidata mais votada da história de Belo Horizonte, com 37.613 votos — recorde que foi quebrada quatro anos depois por Pablo Almeida.
Naquele pleito, Duda superou até mesmo Nikolas Ferreira, o segundo mais votado, que obteve 29.388 votos na ocasião.
Dois anos mais tarde, Nikolas deixaria a Câmara Municipal de Belo Horizonte para se eleger deputado federal. Na ocasião, ele se tornou o parlamentar mais votado da história do país com mais de 1,5 milhão de votos.
(Com informações de Renato Rios Neto)