Ao menos três institutos de pesquisa registraram pesquisas eleitorais sobre a corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e devem divulgar os resultados ao longo desta semana.
Uma delas é a pesquisa Quaest, contratada pela TV Globo e que tem previsão de divulgação na quarta-feira (18). O último levantamento do instituto, que veio à público no dia 11 de setembro, mostra o deputado estadual
Faltando
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na capital mineira, duas pesquisas eleitorais registradas ainda devem ser divulgadas nos próximos dias.
Segunda-feira (16)
O Promídia Pesquisa registrou pesquisa que tem como data de divulgação nesta segunda-feira (16). O levantamento ouviu 1.110 pessoas. A margem de erro máxima prevista é de cerca de 2,95 pontos percentuais para mais ou para menos.
Além de perguntar, efetivamente, em qual dos candidatos à prefeitura, e seus vice-prefeitos, os eleitores votariam, os entrevistadores perguntam se o voto é na cidade de Belo Horizonte, qual a área da entrevista (urbana ou rural), qual o gênero do entrevistado (apenas masculino ou feminino), idade, escolaridade e renda familiar.
Terça-feira (17)
Na semana que vem, o Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor divulga pesquisa eleitoral na terça-feira (17). O Instituto foi contratado pelo Partido Liberal (PL) e ouviu 800 pessoas.
Os entrevistadores perguntam o município de votação dos entrevistados, o gênero (apenas masculino ou feminino), idade, escolaridade, renda, profissão, além de uma avaliação da gestão de Fuad Noman (PSD), atual prefeito da cidade, do governador Romeu Zema (Novo) e do presidente Lula (PT).
Os eleitores respondem classificando como ótimo, bom, regular, ruim, péssimo e não sabe.
Na pesquisa, os entrevistados são questionados em quem votariam para prefeito de forma espontânea, ou seja, sem citar o nome dos concorrentes, e também dando a opção de todos os dez candidatos.
Quarta-feira (18)
Na quarta-feira (18), sai uma nova pesquisa da Quaest, contratada pelo grupo Globo, que ouviu 1002 eleitores.
Os entrevistados responderam se sabiam informações sobre os candidatos. Eles escolheram entre conhece muito; conhece pouco; conhece apenas de ouvir falar e não conhece.
Na pesquisa, os entrevistadores também dão cenários em que o eleitor escolhe em qual candidato votaria, dependendo da situação.
Ainda na quarta-feira (18), Promídia Pesquisa divulga outra pesquisa eleitoral com 726 entrevistados.
Como saber quando irá sair as próximas pesquisas?
Para ter acesso às informações, o eleitor precisa acessar a página do