Ouvindo...

Eleição em BH: Saiba quais partidos terão convenções para definir candidaturas neste final de semana

As convenções são obrigatórias e os partidos tem até o dia 5 de agosto para realizar as reuniões

No último sábado (20), Belo Horizonte abriu oficialmente o calendário das convenções partidárias com o PSD, partido do atual prefeito da capital, Fuad Noman, candidato a reeleição.

Nesse final de semana, outros partidos também irão realizar convenções para escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

MDB

A convenção do partido está marcada para o sábado (27), às 9h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) deve oficializar a candidatura do atual presidente da Câmara, vereador Gabriel Azevedo (MDB) ao cargo de prefeito e a de Paulo Brant (PSB) como vice-prefeito.

União Brasil
O União Brasil também fará sua convenção no sábado (27), às 9h, na ALMG. O partido deve confirmar o nome de Álvaro Damião como indicado para disputar a eleição como candidato a vice-prefeito de Fuad Noman (PSD).

PSB

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) terá sua conveção no domingo (28), às 9h, na CMBH. Paulo Brant deve ser oficializado como vice-prefeito do pré-candidato Gabriel Azevedo (MDB).

PCdoB

A convenção do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) será no domingo (28) às 9h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O partido faz parte da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) que terá como candidato à prefeitura, o deputado federal, Rogério Correia (PT). A Federação REDE/PSOL e o PCB também apoiam a candidatura de Correia.

PSTU

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) terá convenção no domingo (28), de forma remota, às 19h. O partido deve oficializar a candidatura de Wanderson Rocha, professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), à prefeitura.

Leia também

Além do PSD, a Federação PSDB/Cidadania e o Partido Renovação Democrática (PRD) também já realizaram suas convenções. PSDB/Cidadania teve reunião a portas fechadas na última segunda-feira (22). Foi definido apenas quem serão os candidatos à Câmara Municipal, mas o nome do ex-vereador e ex-deputado estadual, João Leite, não foi oficializado.

O PRD realizou a convenção no sábado (20) na Câmara Municipal. O partido terá 42 vereadores e apoiará o nome de Fuad Noman (PSD) para a reeleição no executivo.

Confira a data das próximas convenções:

Para a próxima semana, mais convenções são esperadas em BH.

  • A convenção do Novo estava marcada, inicialmente, para este sábado (27) na Associação Médica de Minas Gerais, às 9h, para oficializar a candidatura de Luísa Barreto, mas o partido reagendou a data para 3 de agosto.
  • O PL tem convenção marcada para o dia 2 de agosto, às 14h, na ALMG. O partido deve lançar a candidatura de Bruno Engler ao cargo de prefeito.
  • A convenção do Republicanos será no dia 3 de agosto, às 10h, na ALMG, com Mauro Tramonte como candidato à prefeitura.
  • A Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) deve oficializar a candidatura de Rogério Correia (PT) como prefeito no dia 4 de agosto de 2024 na ALMG.
  • A convenção do Podemos acontece também no dia 4 de agosto, às 8h, na ALMG. O pré-candidato Carlos Viana deve ser lançado como candidato à prefeitura da capital.
  • O PDT, partido de Duda Sallabert, deve oficializar a candidatura dela à prefeitura de Belo Horizonte no dia 4 de agosto. A Itatiaia procurou o PDT para saber o horário e o local da convenção, mas ainda não teve retorno.
  • O Partido Progressistas (PP) terá convenção no dia 4 de agosto, às 13h, na ALMG.
  • O Democracia Cristã (DC) terá convenção no dia 4, às 15h30, na ALMG.
  • O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) terá convenção no dia 4, às 17h na ALMG.
  • A Partido da Mobilização Nacional (PMN) terá a convenção no dia 4, às 10h30, na CMBH.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG, já passou pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, participou da produção de programas para a rádio e cobrindo a editoria de cidades. Atualmente faz parte da editoria de Política, na cobertura das Eleições 2024.
Leia mais