Ouvindo...

Eleição em BH: Saiba quais partidos terão convenções para definir candidaturas neste final de semana

As convenções são obrigatórias e os partidos tem até o dia 5 de agosto para realizar as reuniões

PCdoB, PSTU, União Brasil, MDB e PSB tem convenções neste final de semana.

No último sábado (20), Belo Horizonte abriu oficialmente o calendário das convenções partidárias com o PSD, partido do atual prefeito da capital, Fuad Noman, candidato a reeleição.

Nesse final de semana, outros partidos também irão realizar convenções para escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

MDB

A convenção do partido está marcada para o sábado (27), às 9h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) deve oficializar a candidatura do atual presidente da Câmara, vereador Gabriel Azevedo (MDB) ao cargo de prefeito e a de Paulo Brant (PSB) como vice-prefeito.

União Brasil
O União Brasil também fará sua convenção no sábado (27), às 9h, na ALMG. O partido deve confirmar o nome de Álvaro Damião como indicado para disputar a eleição como candidato a vice-prefeito de Fuad Noman (PSD).

PSB

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) terá sua conveção no domingo (28), às 9h, na CMBH. Paulo Brant deve ser oficializado como vice-prefeito do pré-candidato Gabriel Azevedo (MDB).

PCdoB

A convenção do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) será no domingo (28) às 9h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O partido faz parte da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) que terá como candidato à prefeitura, o deputado federal, Rogério Correia (PT). A Federação REDE/PSOL e o PCB também apoiam a candidatura de Correia.

PSTU

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) terá convenção no domingo (28), de forma remota, às 19h. O partido deve oficializar a candidatura de Wanderson Rocha, professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), à prefeitura.

Leia também

Além do PSD, a Federação PSDB/Cidadania e o Partido Renovação Democrática (PRD) também já realizaram suas convenções. PSDB/Cidadania teve reunião a portas fechadas na última segunda-feira (22). Foi definido apenas quem serão os candidatos à Câmara Municipal, mas o nome do ex-vereador e ex-deputado estadual, João Leite, não foi oficializado.

O PRD realizou a convenção no sábado (20) na Câmara Municipal. O partido terá 42 vereadores e apoiará o nome de Fuad Noman (PSD) para a reeleição no executivo.

Confira a data das próximas convenções:

Para a próxima semana, mais convenções são esperadas em BH.

  • A convenção do Novo estava marcada, inicialmente, para este sábado (27) na Associação Médica de Minas Gerais, às 9h, para oficializar a candidatura de Luísa Barreto, mas o partido reagendou a data para 3 de agosto.
  • O PL tem convenção marcada para o dia 2 de agosto, às 14h, na ALMG. O partido deve lançar a candidatura de Bruno Engler ao cargo de prefeito.
  • A convenção do Republicanos será no dia 3 de agosto, às 10h, na ALMG, com Mauro Tramonte como candidato à prefeitura.
  • A Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) deve oficializar a candidatura de Rogério Correia (PT) como prefeito no dia 4 de agosto de 2024 na ALMG.
  • A convenção do Podemos acontece também no dia 4 de agosto, às 8h, na ALMG. O pré-candidato Carlos Viana deve ser lançado como candidato à prefeitura da capital.
  • O PDT, partido de Duda Sallabert, deve oficializar a candidatura dela à prefeitura de Belo Horizonte no dia 4 de agosto. A Itatiaia procurou o PDT para saber o horário e o local da convenção, mas ainda não teve retorno.
  • O Partido Progressistas (PP) terá convenção no dia 4 de agosto, às 13h, na ALMG.
  • O Democracia Cristã (DC) terá convenção no dia 4, às 15h30, na ALMG.
  • O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) terá convenção no dia 4, às 17h na ALMG.
  • A Partido da Mobilização Nacional (PMN) terá a convenção no dia 4, às 10h30, na CMBH.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.