Anunciada como uma convenção entre os partidos PSDB e Cidadania, uma reunião a portas fechadas na manhã desta segunda-feira (22) na região centro-sul de Belo Horizonte definiu que o ex-deputado estadual e ex-vereador pela capital mineira, João Leite, está à disposição da chapa para a corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte.
O ex-goleiro fez questão de reforçar que a decisão final sobre quem será o nome dos dois partidos ainda não foi tomada.
Segundo João Leite, que atualmente atua na iniciativa privada, reuniões futuras vão definir o posicionamento da chapa na corrida pela Prefeitura.
“Desde o início eu tinha um entendimento com a federação PSDB e Cidadania, da minha pré-candidatura. É a própria legislação que diz que hoje eu não posso dizer que eu sou candidato. Eu sou pré-candidato, como também os pré-candidatos à Câmara Municipal e os outros também. Esse é o momento de fazer essa discussão com os outros. Eu tenho conversado, os nossos líderes têm conversado com os outros partidos, com aqueles que estão no nosso campo de entendimento”, disse.
Veja mais: Saiba quem pode ser indicada pelo PSDB e Cidadania para candidata a vice de João Leite
A presidente do colegiado, Luzia Ferreira, reforçou que, no caso da chapa para a prefeitura, apenas a intenção de João Leite em concorrer está confirmada.
“O João Leite colocou seu nome à disposição da cidade e da federação para concorrer para prefeito. Nós acatamos essa disponibilidade de o ex-deputado concorrer e vamos amadurecer, junto com outros partidos, para construir a vice, construir coligações com outros partidos. Então, este assunto voltará em uma segunda deliberação um pouquinho mais à frente”, revelou.
O encontro definiu ainda que as duas siglas vão lançar 42 nomes para concorrer ao cargo de vereador - 26 homens e 16 mulheres. Atualmente, nem PSDB nem Cidadania têm nomes eleitos na Câmara Municipal.
Luzia Ferreira, espera mudar estes números, ressaltando que a lista de pré-candidatos à Câmara Municipal inclui mais mulheres que o mínimo exigido pela Legislação Eleitoral.
‘Esforço para aumentar presença feminina’
“Tanto o PSDB quanto o Cidadania fizeram um esforço para ter mais mulheres na chapa do que o número mínimo permitido, que é a quota de 30%, com o objetivo de incentivar mais mulheres a participar da política. Acho que isso é importante para a nossa cidade, é importante para o Brasil valorizar as mulheres, incentivá-las na participação política”, ressaltou.
Os nomes anunciados, na visão de João Leite, abraçam todas as regiões de Belo Horizonte, o que ajuda nos entendimentos dos problemas da cidade.
“Eu identifiquei a representatividade de toda BH. Por isso que é tão importante o vereador. O parlamento é fundamental. Quero conversar com cada um, saber o que eles estão pensando do Barreiro. Quero saber o que eles estão pensando da região Noroeste. Então, foi espetacular essa reunião e a presença de muitas mulheres. Estão mandando firme agora as mulheres. Ainda bem, nós precisamos disso”, disse.