O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) admitiu, na noite desta segunda-feira (8), que o ex-deputado João Leite pode ser candidato a Prefeitura de Belo Horizonte após o bom desempenho dele nas pesquisas eleitorais. A nota foi publicada pelo partido pouco após a Itatiaia antecipar a intenção da sigla em aproveitar o nome do possível candidato na disputa ao Executivo municipal.
O posicionamento oficial é uma reação do PSDB ao resultado da primeira pesquisa Datafolha sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Belo Horizonte, divulgada na última sexta-feira (5). Segundo o instituto, João Leite tem 12%, aparecendo na segunda posição, mas tecnicamente empatado com o líder, Mauro Tramonte (Republicanos).
O partido cita as ‘evidências reveladas pelas pesquisas e a constatação de suas chances de sucesso’ como fatores que motivam o ex-deputado a ‘anunciar oficialmente sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte’. Segundo o PSDB, o João Leite vai iniciar uma série de conversas com líderes da federação PSDB — Cidadania para ‘construir uma candidatura forte que possa representar uma reviravolta para o estado de estagnação em que Belo Horizonte se encontra’.
Leia a nota na íntegra:
‘Com base nas evidências reveladas pelas pesquisas e na constatação de suas chances de sucesso nas eleições, João Leite (PSDB), que frequentemente aparece entre os primeiros colocados nas pesquisas, está disposto a anunciar oficialmente sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte. Sobretudo, pesou para sua decisão uma pesquisa ampla realizada pelo PSDB que mostrou a viabilidade de sua campanha ao Executivo municipal. Também foram importantes as várias consultas com a população e lideranças belo-horizontinas.
João Leite vai agora iniciar uma série de conversas com líderes da federação PSDB — Cidadania visando construir uma candidatura forte que possa representar uma reviravolta para o estado de estagnação em que Belo Horizonte se encontra. Uma cidade, diga-se de passagem, cujas maiores obras dos últimos séculos foram frutos das gestões dos governos do PSDB de Eduardo Azeredo, Antonio Anastasia e, principalmente, Aécio Neves, tais como a Linha Verde, a duplicação da Av. Antônio Carlos, o Expominas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e os últimos investimentos no metrô da capital, dentre tantas outras grandes obras que projetaram a cidade no Brasil, hoje infelizmente tão defasada em relação aos outros grandes centros urbanos do país, sem obras e com carência de investimentos.
Nos próximos dias, João Leite se encontrará com o presidente do diretório estadual do PSDB em Minas Gerais, deputado federal Paulo Abi-Ackel, lideranças tucanas como o deputado federal Aécio Neves e o ex-governador Eduardo Azeredo, além do presidente do Cidadania no estado, João Vitor Xavier, para deliberarem sobre os próximos passos’.