O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera com 19% das intenções de voto a corrida eleitoral para a Prefeitura de Belo Horizonte, de acordo com a primeira pesquisa divulgada nesta sexta-feira (5) pelo Datafolha sobre as eleições municipais na capital mineira. Em segundo lugar, aparece o ex-deputado estadual João Leite (PSDB), com 12% — que ainda não foi apresentado como pré-candidato pelo seu partido.
Na sequência, estão a deputada federal Duda Salabert (PDT) com 10% das intenções de voto, seguida pelo deputado federal Rogério Correia (PT) e pelo senador Carlos Viana (Podemos), com 8% cada. O deputado estadual Bruno Engler (PL) tem 7% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) aparece com 6%. O presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Azevedo (MDB) tem 4%.
Em seguida, surgem a ex-secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto (Novo) e Indira Xavier (UP) com 1%. Wanderson Rocha (PSTU) não pontuou na pesquisa. No levantamento, 13% dos eleitores entrevistados disse que irão votar em branco ou nulo e 9% disseram não saber em quem votar.
O Datafolha ouviu 616 eleitores de Belo Horizonte, entre os dias 2 e 4 de julho. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Datafolha em Belo Horizonte
- Mauro Tramonte (Republicanos): 19%
- João Leite (PSDB): 12%
- Duda Salabert (PDT): 10%
- Rogério Correia (PT): 8%
- Carlos Viana (Podemos): 8%
- Bruno Engler (PL): 7%
- Fuad Noman (PSD): 6%
- Gabriel Azevedo (MDB): 4%
- Luísa Barreto (Novo): 1%
- Indira Xavier (UP): 1%
- Wanderson Rocha (PSTU): 0%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe: 9%
Apresentador de TV, Mauro Tramonte se afastou da Record Minas em 31 de maio deste ano, um mês antes do prazo legal, para se dedicar à pré-campanha. Ele é deputado estadual pelo segundo mandato, tendo recebido 110 mil votos nas eleições de 2022. João Leite ainda não foi confirmado pelo PSDB como pré-candidato, mas tem sido citado em pesquisas eleitorais. O partido, que possui Federação com o Cidadania, discute se irá lançá-lo ao pleito.
Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Rogério Correia tenta costurar o apoio de outras figuras ligadas ao campo da esquerda em Belo Horizonte e já angariou apoio da Federação PSOL-Rede, tendo apoio confirmado das deputadas estaduais Bella Gonçalves (PSOL) e Ana Paula Siqueira (Rede), que chegaram a colocar seus nomes como pré-candidatas. O petista tenta, ainda, negociar a desistência de Duda Salabert, que aparece à sua frente (embora dentro da margem de erro) nesta pesquisa Datafolha.
O deputado estadual Bruno Engler é o nome apoiado por Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de Belo Horizonte. O ex-presidente superou Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022 na capital mineira, por 54% a 46% dos votos.
O atual prefeito Fuad Noman, eleito vice-prefeito em 2020, na chapa encabeçada por Alexandre Kalil — que deixou o posto para se candidatar ao Governo de Minas dois anos depois. Kalil ainda não manifestou, publicamente, apoio a algum candidato nas eleições deste ano. Nesta semana, Fuad confirmou que faz tratamento para se curar de um câncer mas disse manter a pré-candidatura à reeleição.
Por fim, Luísa Barreto aparece entre os últimos nomes da lista, mesmo com o apoio do governador Romeu Zema. Ela foi candidata à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2020, quando somou 1,39% dos votos. Nesta semana, Zema admitiu que ela poderia abrir mão da pré-candidatura para apoiar outro nome na corrida eleitoral.
Pesquisa espontânea tem empate técnico
O Datafolha também realizou pesquisa espontânea para a Prefeitura de Belo Horizonte, em que os nomes dos pré-candidatos não são apresentados ao eleitor entrevistado. Nessa modalidade, Mauro Tramonte é apontado por 4% dos eleitores e é seguido de perto, em empate técnico, por Bruno Engler (3%), Rogério Correia (3%), Fuad Noman (3%) e Duda Salabert (2%). Neste levantamento, 73% não souberam responder e 7% indicaram que votariam em branco ou nulo.
Segundo cenário
O Datafolha também avaliou a opinião dos eleitores em um segundo cenário — descartando as pré-candidaturas de João Leite e Duda Salabert.
Nesse caso, Mauro Tramonte mantém a liderança com 23% e é seguido pelo senador Carlos Viana, com 13%. Rogério Correia tem 11% das intenções de voto e, na sequência aparecem Fuad Noman (9%) e Bruno Engler (8%). Gabriel Azevedo tem 5%, Luísa Barreto e Indira Xavier, 2% e Wanderson Rocha aparece com 1%. Neste cenário, 17% dos eleitores disseram que votariam em branco ou anulariam, e 10% disseram não saber em quem votariam.
Tramonte é mais conhecido e João Leite, o mais rejeitado
Ainda com cenário bastante indefinido, a pesquisa Datafolha também mediu o conhecimento dos eleitores sobre os pré-candidatos e a rejeição de cada um.
O deputado Mauro Tramonte é o mais conhecido pelos eleitores — com 34% dos entrevistados dizendo que o conhecem “muito bem” e 30% dizem conhecê-lo “um pouco. Em segundo lugar, aparece João Leite, que foi candidato à Prefeitura de Belo Horizonte diversas vezes, a última, em 2016, quando perdeu a disputa para Alexandre Kalil. Trinta por cento dos eleitores disseram que o conhecem “muito bem” e o mesmo percentual dizem conhecê-lo “um pouco.
Prefeito desde março de 2022, quando assumiu a cadeira de Kalil, Fuad Noman ainda é desconhecido por 48% dos eleitores belo-horizontinos.
Rejeição
João Leite lidera o ranking de pré-candidatos mais rejeitados, com 25%. Na sequência, aparecem: Duda Salabert (23%); Bruno Engler (23%); Fuad Noman (22%); Wanderson Rocha (21%); Gabriel Azevedo (20%) e Rogério Correia (19%). Líder nas pesquisas, Tramonte é o menos rejeitado, com 15%.