O Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se juntaram ao Partido dos Trabalhadores (PT) e bateram o martelo para apoiar a pré-candidatura do deputado federal Rogério Correia na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de outubro. Os três partidos formam a “Federação Brasil da Esperança” e precisam caminhar juntos no pleito.
Os apoios foram formalizados na noite desta quinta-feira (29) em um evento em um hotel na região centro-sul da capital mineira. Os ministros do governo Lula, Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Cida Gonçalves (Mulheres), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o líder do governo federal na Câmara, deputado José Guimarães são algumas das lideranças nacionais que compareceram ao evento.
“Seguimos fortes na disputa. Agora, com o aval, as bençãos do Partido dos Trabalhadores, do PV, do PCdoB, da Frente Brasil-Esperança, que é a frente do Lula. E vamos ampliar mais, com outros partidos de esquerda, de centro-esquerda e do campo do presidente Lula, que governam o Brasil. Essa é a aliança que nós queremos construir, para fazer uma Belo Horizonte cada vez melhor”, afirmou Rogério Correia ao celebrar o apoio das outras siglas que compõem a Federação junto ao PT.
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, em um discurso alinhado com Correia defendeu a frente ampla.
"É nossa candidatura em BH, queremos construir uma aliança, chamar mais partidos, chamar todos aqueles que estiveram conosco na caminhada para Lula presidente. Temos condições de fazer essa articulação para mostrar essa alternativa, de fazer essa Belo Horizonte humana, voltada para as pessoas, com trabalho. E o Rogério é o nosso candidato, um quadro excepcional do partido que já foi muito importante na nossa bancada federal, na Asssembleia Legislativa aqui”, defendeu.
Questionada pela reportagem se o presidente Lula subiria no palanque de Correia, a presidente do PT disse que sim. “Tenho certeza que sim. Aliás, o presidente esteve recentemente aqui em Belo Horizonte e já falou sobre isso, vamos fazer uma boa campanha aqui”, afirmou.
Em fevereiro, Lula concedeu entrevista à Itatiaia e citou o nome do deputado federal do partido, mas acenou a um evento apoio à candidatura pela reeleição de Fuad Noman. “O que temos de trabalhar é sempre com a perspectiva de quem vamos enfrentar mais à direita, mais conservador, para que a gente possa não cometer o erro de entregar Belo Horizonte outra vez a uma pessoa extremamente de direita, um fascista. É isso que temos de pensar”, disse na ocasião
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também citou o presidente Lula e ressaltou que as eleições municipais em grandes capitais como BH tem um grande simbolismo nacional para o PT. Sem citar nomes, Padilha falou sobre a importância de combater a “extrema direita”.
“O presidente Lula considera que, por mais que na grande maioria das disputas municipais está em jogo o debate local, a melhor proposta para saúde, habitação, cultura, tem algumas disputas que vão ser muito simbólicas. Aqui em Belo Horizonte acho que vamos ter uma grande disputa para enfrentar uma extrema-direita que quer uma cidade mais do conflito, da exclusão, que dialoga com tudo o que é próximo de ação miliciana, que desrespeita a democracia, que defendeu e continua defendendo um ex-presidente que foi responsável por pelo menos 700 mil mortes na pandemia”, afirmou.
Em Belo Horizonte, o Partido Liberal (PL), de Bolsonaro, deve lançar o deputado estadual Bruno Engler à disputa.
O líder do governo federal na Câmara, deputado José Guimarães, disse que BH está entre as prioridades de Lula durante as eleições. “Em determinada reunião, o presidente Lula disse: tem duas eleições que eu vou me envolver. E uma delas é a de Belo Horizonte porque ele está gostando do jeito desse menino, deputado, com coragem e ousadia”, afirmou.
Além de lideranças nacionais, o evento também contou a participação de vereadores, deputados estaduais e federais, além de apoiadores de vários pontos do interior de Minas Gerais.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.