Encravada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, entre os municípios de Dores do Indaiá, Quartel Geral, São Gotardo e Estrela do Indaiá, localiza-se a
Mas, o levantamento do eleitorado apto a votar nas eleições municipais deste ano revela uma estranheza. Na mesma cidade, há 1.294 eleitores registrados — uma diferença de 461 pessoas, ou seja, de mais da metade da população atual.
Tratam-se de cidadãos cujo título de eleitor pertence a Serra da Saudade mas que não vivem mais no município e, tampouco, transferiram seus títulos para outras localidades.
Perfil dos cidadãos
De acordo com o IBGE, Serra da Saudade tem mais homens que mulheres, em uma proporção de 435 para 398. Nove em cada dez cidadãos são alfabetizados. Com relação à raça, são 52,1% de pessoas negras (pardas ou pretas) e 47,9% de pessoas brancas.
A maior parte dos homens tem entre 35 e 39 anos e, das mulheres, entre 55 e 59 anos.
O mais curioso é que, ao longo das últimas décadas, Serra da Saudade foi reduzindo de tamanho, não em relação ao território, mas do número de pessoas que vivem no local. Na década de 1970, eram 2.160 pessoas, quantidade que reduziu pela metade na década seguinte. Em 1980, eram 1.020 habitantes, número que continuou caindo em seguida. No Censo de 1991, a cidade atingiu o mínimo histórico de cidadãos: 815.