Ouvindo...

Ministério da Saúde: Chat tira dúvidas sobre vacina e desmente informação falsa

Atendimento será feito por meio do WhatsApp e usuário poderá consultar funcionamento dos postos de saúde e a marcação de consultas pelo aplicativo ConecteSUS


Fachada do Ministério da Saúde em Brasília

O Ministério da Saúde anunciou uma nova ferramenta para combater informações falsas sobre vacina e tirar dúvidas sobre os imunizantes aplicados no país. O atendimento será feito por meio de um chat no aplicativo de mensagens WhatsApp. O serviço é gratuito e também vai fornecer informações sobre funcionamento das unidades de saúde e como agendar consultas pelo aplicativo ConecteSUS.

O serviço funcionará por meio de um chatbot (robô que interage com o usuário) e para utilizar a ferramenta basta gravar o número (61) 9-9381-8399, que foi disponibilizado pela pasta e, em seguida, enviar uma mensagem ao contato salvo. A ferramenta é gratuita.

Entre as opções do atendimento estão: vacinação (público-alvo, calendário e doses); informações sobre os imunizantes (características, benefícios e importância); combate à desinformação e recebimento de notificações lembrando as datas de reforço das vacinas iniciadas.

Desinformação

De acordo com um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 1,6 milhão de crianças no país não tomaram a primeira dose da vacina que protege contra difteria, tétano e coqueluche. O documento mostra ainda que um dos principais fatores para queda na imunização infantil no Brasil é o compartilhamento de notícias falsas sobre as vacinas, sobretudo, na época da pandemia de Covid-19.

Repórter da Itatiaia em Brasília