O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta sexta-feira (1) que a comitiva federal que acompanha a situação de Maceió, está em contato com o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), e com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), para tratar das ações emergenciais que auxiliem a população afetada com o risco de abertura de crateras na capital alagoana. Segundo informações do governo de Alagoas, cinco abalos sísmicos foram registrados em novembro. A situação se intensificou na última quarta-feira (29). Cerca de 40 mil pessoas, que vivem em cinco bairros, tiveram que deixar suas casas devido ao risco de abertura de crateras.
Em uma publicação nas redes sociais, Alckmin afirmou que o governo federal está de prontidão para adotar medidas emergenciais que auxiliem as famílias atingidas e para atuar na reconstrução dos bairros.
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), que foi governador de Alagoas por dois mandatos, lidera a equipe ministerial, que também conta com representantes dos ministérios de Minas e Energia, das Cidades, da Integração e Desenvolvimento Regional, além de técnicos do Serviço Geológico do Brasil e da Defesa Civil Nacional. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também acompanha os desdobramentos, assim como seu rival político, o líder da Maioria no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL).