O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acredita que Michel Nisenbaum deve ser liberado pelo Hamas “por esses dias”. Autoridades brasileiras que estão em Israel consideram Michel refém do grupo armado desde o início do conflito no Oriente Médio, em outubro.
A previsão de Lula foi feita após reunião com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, nesta quinta-feira (30/11). O país tem sido um dos articuladores para liberação de reféns e prisioneiros em meio à Guerra Israel-Hamas.
“O Catar teve um papel importante para a liberação dos brasileiros na faixa de Gaza. Ainda tem mais brasileiros lá. E há a libertação de um refém que ainda pode ser liberado por esses dias. Vim agradecer a ele”, disse Lula a jornalistas.
Na manhã desta quinta-feira (30/11), o embaixador Frederico Meyer se reuniu com a irmã de Michel na embaixada brasileira em Tel-Aviv. “Ele foi sequestrado pelo Hamas na manhã do ataque de 7 de outubro a caminho de buscar sua neta, que dormira naquela noite com o pai. O contato com o brasileiro foi perdido às 7h da manhã. E, quando sua filha tentou entrar em contato com ele, às 7h20, a ligação foi atendida em árabe e ouviram-se gritos de ‘Hamas’”, diz a embaixada, em nota publicada em redes sociais.