A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que nomeia o trecho da BR-262 que liga Betim ao entroncamento entre Pitangui e Divinópolis, em Minas, como “Rodovia Governador Benedito Valadares”. Aprovado em sessão ocorrida na última quinta-feira (23/11), o projeto de Lei 6.642/2009 atende a extensão entre os quilômetros 352 e 462.
A proposta é de autoria do ex-deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que morreu em agosto. A relatora foi a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).
“A homenagem que se pretende com este Projeto de Lei não é por acaso, pois a primeira rodovia que ligava Belo Horizonte a Uberaba, passando por Pará de Minas, Araxá até chegar a Uberaba foi construída pelo então Governador Benedito Valadares, na gestão estadual de 1933 a 1945, cuja obra foi realizada com os singelos recursos de picaretas e carrocinhas porque à época não existiam maquinário e outras tecnologias”, disse Barbosa ao propor o projeto.
Como tramita em caráter conclusivo, a proposta deve seguir agora para o Senado, a menos que haja recurso para análise no plenário da Câmara.