Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Em meio discussões sobre meta fiscal, Lula diz a ministros para não deixar ‘sobrar’ dinheiro destinado a obras

Fala do presidente foi durante reunião com ministros no Palácio do Planalto para tratar sobre infraestrutura.

Presidente Lula

Presidente Lula

Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou a atenção de ministros nesta sexta-feira (3) durante a reunião ministerial com a equipe de infraestrutura.

“A gente não pode deixar sobrar dinheiro que está previsto ser investido nos ministérios. A gente precisa transformar [...] Pra quem tá na Fazenda dinheiro bom é dinheiro no Tesouro, mas pra quem tá na Presidência, dinheiro bom é dinheiro transformado em obras, é dinheiro transformada em estradas, em escola de 1º, 2º, 3º grau. É saúde. Se o dinheiro estiver circulando e gerando emprego, é tudo que um político quer, que um presidente deseja”, afirmou.

O ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), que é contrário a mexer na meta fiscal está presente na reunião. Há um impasse sobre se a meta deve ser mudada ou não justamente porque o presidente disse a jornalistas na última semana que não seria preciso cumprir a meta de déficit zero e deixar de executar obras importantes.

O presidente está reunido com ministros e secretários de governo no Palácio do Planalto e avisou que outros encontros com a equipe ligada a serviços e a área social estão previstos. O presidente disse também que antes do fim do ano vai reunir os 38 ministérios para um balanço “de tudo que foi produzido”.

É bom lembrar que o presidente assinou essa semana um pacto pra retomada de obras inacabadas, sobretudo, na área de saúde e educação que soma mais de 10 mil projetos. O presidente também falou durante a reunião aqui no Planalto do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que foi lançado em agosto com R$1,7 trilhão de investimentos públicos e privados no setor de infraestrutura, divididos em nove eixos temáticos.

Além do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin (MDIC), os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Fazenda, Fernando Haddad; dos Transportes, Renan Filho; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa; Minas e Energia, Alexandre Silveira, da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; das Cidades, Jader Filho e os da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta e das Comunicações, Juscelino Filho estão nessa reunião. Os secretários da Casa Civil Miriam Belchior e Maurício Muniz também participam no Planalto

Repórter da Itatiaia em Brasília
Leia mais