O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nesta quinta-feira (2), ao desembarcar em Londres, no Reino Unido, que os investimentos anunciados nesta semana pela Petrobras na Refinaria Gabriel Passos demonstram o crescimento e a credibilidade do estado nos últimos anos.
Zema fez uma conexão no aeroporto britânico e concedeu uma entrevista exclusiva para a Itatiaia. Ele embarcou junto com uma comitiva do governo de Minas para a Ásia e, a partir de sexta-feira (3), terá agendas na China e no Japão.
“Estamos indo para a Ásia, na China e no Japão, para mostrar às indústrias que elas podem investir em Minas Gerais. Tivemos nesta semana uma notícia muito boa, que a refinaria Gabriel Passos, que tem mais de 60 anos, está recebendo o maior investimento da história, mais de R$ 10 bilhões. E isso muito em virtude do crescimento de Minas Gerais, que demanda cada vez mais combustível. Minas hoje é um estado que tem credibilidade, que paga seus compromissos em dia”, afirmou Zema.
Nesta semana, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD),
Vale do lítio
O governador destacou a intenção de buscar investimentos para a região do Vale do Jequitinhonha, principalmente empresas que agreguem valor à produção de lítio em cidades mineiras.
“Nós já temos diversas empresas se instalando na região, próximo a Salinas, Araçuaí, Itinga, mas quero que essas empresas agreguem mais valor. Queremos que o lítio que sai do Vale do Jequitinhonha tenha maior valor agregado. Vamos conversar com diversas indústrias para, se possível, ter uma fábrica de baterias na região”, disse Zema.
A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.