Ouvindo...

Zema diz que investimentos na Regap são possíveis ‘em virtude da credibilidade do estado’

Governador Romeu Zema comemorou anúncio feito pela Petrobras no início desta semana

Governador Romeu Zema terá agendas na China e no Japão nas próximas semanas

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nesta quinta-feira (2), ao desembarcar em Londres, no Reino Unido, que os investimentos anunciados nesta semana pela Petrobras na Refinaria Gabriel Passos demonstram o crescimento e a credibilidade do estado nos últimos anos.

Zema fez uma conexão no aeroporto britânico e concedeu uma entrevista exclusiva para a Itatiaia. Ele embarcou junto com uma comitiva do governo de Minas para a Ásia e, a partir de sexta-feira (3), terá agendas na China e no Japão.

“Estamos indo para a Ásia, na China e no Japão, para mostrar às indústrias que elas podem investir em Minas Gerais. Tivemos nesta semana uma notícia muito boa, que a refinaria Gabriel Passos, que tem mais de 60 anos, está recebendo o maior investimento da história, mais de R$ 10 bilhões. E isso muito em virtude do crescimento de Minas Gerais, que demanda cada vez mais combustível. Minas hoje é um estado que tem credibilidade, que paga seus compromissos em dia”, afirmou Zema.

Nesta semana, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anunciaram investimentos previstos para a refinaria Gabriel Passos, em Betim, de cerca de R$ 10 bilhões. Os recursos serão aplicados até 2030 e o objetivo seria aumentar a produção de barris de petróleo na refinaria mineira.

Vale do lítio

O governador destacou a intenção de buscar investimentos para a região do Vale do Jequitinhonha, principalmente empresas que agreguem valor à produção de lítio em cidades mineiras.

“Nós já temos diversas empresas se instalando na região, próximo a Salinas, Araçuaí, Itinga, mas quero que essas empresas agreguem mais valor. Queremos que o lítio que sai do Vale do Jequitinhonha tenha maior valor agregado. Vamos conversar com diversas indústrias para, se possível, ter uma fábrica de baterias na região”, disse Zema.

A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.