Ouvindo...

Secretário descarta surto e diz que as 03 mortes de crianças em São João del-Rei não estão relacionadas

Fábio Baccheretti concedeu entrevista exclusiva à Itatiaia, em Brasília, e disse que não há motivo para pânico

Secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou, em entrevista exclusiva à Itatiaia, que as mortes das três crianças em São João Del Rei, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais, não estão relacionadas e que não há surto na região. Três óbitos de pacientes de 3, 10 e 11 anos desde o final de setembro estão sendo investigados como suspeita de contaminação pela bactéria Streptococcus pyogenes. Uma internação do dia 5 de outubro também entrou para a lista de casos investigados.

No entanto, segundo Fábio Baccheretti, Streptococcus é uma bactéria comum na boca de humanos e não há nenhuma indicação de que os casos estejam associados. “Não há nenhum vínculo epidemiológico. O que é vínculo epidemiológico? Eles não conviveram juntos e não é o mesmo patógeno, a mesma doença. Dois deles, nós não temos nem testes estabelecidos, os dois primeiros óbitos”, explicou.

O secretário também descartou a possibilidade de surto. “A situação está controlada e não está diferente do que a gente já vivenciava habitualmente. Por exemplo, não existe o aumento de internações de crianças com quadros graves bacterianos e não existe nenhum surto de alguma doença específica”, foi taxativo.

Suspensão de aulas

Em Tiradentes, cidade vizinha a São João del-Rei, as aulas foram suspensas. De toda forma, segundo o secretário, não há motivo para pânico. “Eu entendo as ações dos gestores municipais para dar uma resposta também à sociedade para acalmar a sociedade, mas tem pouco efeito prático. Por exemplo, essas bactérias não estão no chão, nas paredes, estão no corpo das pessoas, é uma bactéria que faz parte da flora habitual das pessoas. Então, em termos práticos, tem pouco efeito”, orientou Baccheretti.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.