Ouvindo...

Lula não vai indicar substituto de Aras na PGR “na correria”, dizem fontes

Manutenção de Elizeta Ramos como procuradora-geral interina depois do término do mandato de Augusto Aras não está descartada

Lula não vai indicar substituto de Aras na PGR “na correria”, dizem fontes.

Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmaram à CNN que ele ainda não tomou uma decisão sobre o nome do próximo procurador-geral da República e que não planeja fazer a indicação “na correria”. As informações são da âncora da CNN Raquel Landim.

Não está descartada a manutenção de Elizeta Ramos como procuradora-geral interina depois do término do mandato de Augusto Aras no próximo dia 21, conforme afirmam fontes no Planalto.

Lula pretende se reunir nesta semana com alguns dos cotados para a vaga, mas pode adiar a nomeação para a próxima semana, pois viajará nesta quinta-feira (14) para Cuba e, em seguida, para Nova York.

O presidente tem recebido conselhos de interlocutores no Judiciário para não deixar Elizeta como interina devido à sua forte ligação com a ala mais corporativista do Ministério Público Federal (MPF), mas seus auxiliares afirmam que Lula prefere refletir mais.

Na semana passada, o presidente havia anunciado em um jantar no Alvorada que revelaria o novo PGR nesta semana, após as escolhas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas seus planos estão mudando.

Participaram desse jantar os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Flavio Dino, do Ministério da Justiça, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.

Estão sendo considerados para a vaga de PGR os subprocuradores Paulo Gonet, que conta com o apoio de ministros do Supremo, e Antonio Carlos Bigonha, com o suporte de setores do Partido dos Trabalhadores (PT).

*Publicado por Douglas Porto

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.