Ouvindo...

Lula exalta democracia, defende crescimento do governo e destaca investimentos em pronunciamento do 7/9

Lula preferiu fazer um pronunciamento, como de costume em outros mandatos, em razão do dia da Independência

Bandeira do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou o pronunciamento em cadeia nacional pelo 7 de setembro, nesta quarta-feira(6) para destacar futuros investimentos e falar sobre o crescimento do governo até aqui. O presidente destacou programas da atual gestão e enfatizou ações elaboradas para e reduzir as desigualdades sociais.

“Nosso país voltou a crescer com inclusão social, distribuindo renda e combatendo as desigualdades. No passado, quando o Brasil crescia, quem ganhava era apenas uma minoria já muito rica. Agora, quando a economia cresce, a vida melhora para todo mundo”, afirmou no primeiro minuto do vídeo.

O pronunciamento teve duração de oito minutos. Lula fez questão de enaltecer a democracia e a soberania nacional e destacar valores ligados à Família. “A independência do Brasil ainda não está terminada. Ela precisa ser construída a cada dia, por todos nós, sobre três grandes alicerces: democracia, soberania e união.”, enfatizou.

Antes de falar sobre a Independência Lula destacou os feitos do governo até aqui. “No primeiro semestre deste ano, foram criados mais de 1 milhão de novos postos de trabalho com carteira assinada. Oitenta por cento das negociações salariais, das mais diversas categorias profissionais, garantiram reajustes acima da inflação. Aprovamos no Congresso a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres. Trabalho igual, salário igual. Os servidores públicos federais tiveram reajuste, depois de seis anos com os salários congelados. O salário mínimo voltou a crescer acima da inflação. Aumentamos o valor destinado à alimentação escolar, após seis anos sem reajuste”, enumerou.

O presidente, ao falar sobre soberania trouxe a defesa das fronteiras e a proteção das florestas para o centro das atenções da atual gestão. “Soberania é mais do que cumprir a importante missão de resguardar nossas fronteiras terrestres e marítimas e nosso espaço aéreo. É [...] defender nossas riquezas minerais e fortalecer nossa agricultura e nossa indústria. É preservar a Amazônia e os demais biomas. Nossos rios, nosso mar, nossa biodiversidade” afirmou.

Para finalizar o pronunciamento, Lula destacou o valor da união e que a harmonia entre os Poderes e entre as pessoas voltou a prevalecer, numa crítica à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Investimos no diálogo com o Congresso Nacional, os governos estaduais, as prefeituras, o Poder Judiciário, os partidos políticos, os sindicatos e a sociedade organizada”, destacou.

“Amanhã não será um dia nem de ódio, nem de medo, e sim de união. O dia de lembrarmos que o Brasil é um só. Que sonhamos os mesmos sonhos”, concluiu

Estima-se um público de 30 mil pessoas na estrutura montada para receber as comemorações do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira(7). O desfile terá destaque para as Forças Armadas que também vão atuar na segurança do evento. A expectativa é de que desfilem 400 integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB), 600 da Marinha e 1.000 do Exército.

Repórter da Itatiaia em Brasília