Ouvindo...

Dino: investigações contra Bolsonaro são ‘isentas’ e ‘sem perseguições’

Em Belo Horizonte, ministro da Justiça comentou inquéritos em andamento e negou interferência na PF

Flávio Dino defende lisura das investigações da PF referentes a Bolsonaro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), afirmou, nesta segunda-feira (21), que as investigações da Polícia Federal em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é citado são “isentas” e “sérias”. Em Belo Horizonte, onde esteve para anunciar a entrega de equipamentos e recursos às forças de segurança de Minas, Dino afirmou que as apurações não têm “interferência externa”.

“São vários temas em apuração. Cabe a mim garantir ao povo brasileiro, especialmente à população de Minas Gerais, que a investigação é técnica, seria e isenta. Ela está sendo bem conduzida, no sentido de não haver nenhum tipo de interferência externa. Nem no sentido de haver perseguições nem no sentido de haver proteções"; garantiu Dino, em entrevista na pista do Aeroporto da Pampulha.

Bolsonaro investigado

A Polícia Federal investiga Bolsonaro pela suposta venda de joias pertencentes ao Estado brasileiro e o Supremo Tribunal Federal determinou a quebra do sigilo bancário do ex-presidente no contexto desta investigação.

Bolsonaro é citado, ainda, no inquérito que trata dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Há, também, a apuração sobre suposta fraude no cartão de vacinação do ex-presidente - o ex-ajudante de ordens Mauro Cid foi preso no âmbito desta apuração.

Durante entrevista coletiva em BH, Dino citou as três frentes de investigação. Ele foi perguntado sobre a possibilidade de Bolsonaro ser preso, mas disse que não tem a prerrogativa de apontar o desfecho de uma apuração.

“Temos múltiplas investigações em andamento em que ele é citado. A Polícia Federal, até este momento, não fez esse pedido (de prisão). As apurações estão em andamento. Não cabe a mim antecipar o que vai acontecer ao fim de uma investigação”, explicou.

Recursos para Minas

Segundo o Ministro da Justiça, Flávio Dino, 39 milhões do fundo de segurança serão destinados a Minas, sendo que 20 milhões foram transferidos hoje.

Aqui foram entregues 62 viaturas para as polícias, novos veículos para o programa Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), inaugurou um hangar para a Polícia Rodoviária Federal no Aeroporto da Pampulha e a Casa da Mulher em Juiz de Fora.

Os itens entregues hoje contaram com investimento de R$ 62 milhões.

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo