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Reunião entre ANTT e concessionária termina sem acordo, e futuro da BR-040 segue indefinido

Partes vão ter de se encontrar novamente no próximo dia 16, dois antes do fim do contrato que entregou, à iniciativa privada, a gestão da estrada

BR-040 tem futuro indefinido a partir de meados deste mês

A reunião entre representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e emissários da concessionária Via 040 para tratar os rumos da administração BR-040, ocorrida nesta quinta-feira (10), terminou sem acordo. O encontro, mediado pela Justiça Federal, poderia pôr fim ao imbróglio sobre as responsabilidades pela gestão da via a partir do dia 18 deste mês, quando vence o contrato que entregou, à Via 040, o controle da rodovia.

A informação sobre a ausência de acordo foi confirmada à Itatiaia por interlocutores do Ministério Público Federal (MPF), que na semana passada acionou a Justiça pedindo a manutenção dos serviços essenciais da via até que uma nova licitação seja concluída. Uma nova reunião entre a ANTT e a Via 040 deve acontecer em 16 de agosto, dois dias antes do término do contrato.

Apesar do pedido do MPF pela manutenção dos serviços essenciais da pista, o futuro da rodovia segue indefinido. Paralelamente ao debate nos tribunais, a ANTT conversa, com o Ministério dos Transportes e o Tribunal de Contas da União (TCU), sobre possíveis soluções para a continuidade de atividades como os trabalhos de manutenção e fiscalização da estrada federal.

Nova licitação à vista

Os trâmites para uma nova concessão da BR à iniciativa privada já começaram. A estrada, que passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, foi dividida em três lotes. Segundo a ANTT, a fragmentação serve para tornar o edital mais atrativo.

O trecho Rio-BH é o que está em fase mais avançada. O edital de concorrência da área deve ficar pronto no terceiro trimestre deste ano. São, ao todo, 451 quilômetros. A expectativa é que o contrato, com vigência de 30 anos, seja assinado no segundo trimestre de 2024.

A ANTT calcula que a vencedora da concorrência terá de desembolsar R$ 9,2 bilhões em investimentos previstos. A tarifa para a pista dupla foi fixada em R$ 13,86; para pista simples, está em R$ 9,90.

Como já mostrou a Itatiaia, servidores terceirizados da BR-040 já foram demitidos.

A reportagem procurou a ANTT, que confirmou ter enviado representantes ao encontro na Justiça Federal. “A negociação relacionada à administração da rodovia está em andamento, e assim que houver uma definição, será amplamente divulgada pela ANTT”, informou a agência.

A Via 040 também foi acionada, mas optou por não comentar.

(Com Janaína Machado)

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia. Cobre as pautas de cidades e geral, com dedicação especial à Central de Trânsito. Antes da rádio de Minas, passou pela Rádio Band News FM e também pela BTN, onde cobriu o trânsito para várias rádios de BH e Brasília.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.