Representantes do Movimento Pró Vidas, um grupo criado para unir esforços por melhorias na BR-381, se reuniram com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza, nesta segunda-feira (24) para discutir as obras de duplicação da rodovia.
Veja mais:
BR-381: conheça os detalhes do edital de concessão da ‘Rodovia da Morte’ Rodoanel Metropolitano de BH: veja cronograma e próximos passos da obra
O grupo apresentou demandas e sugestões para garantir maior segurança à chamada ‘Rodovia da Morte’, considerada uma das mais perigosas de todo o país.
Na pauta do encontro estão, entre outros assuntos, intervenções pra melhorar o trecho da saída de Belo Horizonte para João Monlevade, ali no final do Anel Rodoviário de BH e início da estrada.
Uma das solicitação à secretaria é de implantação de uma faixa adicional, do Bairro Jardim Vitória em BH, até o Posto da Polícia Rodoviária Federal, perto de Santa Luzia, para descongestionar o grande fluxo de veículos na região que vira um gargalo quando o movimento é maior.
O prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB), pediu também obras na região de Ravena, trecho conhecido pelo alto índice de acidentes.
“A ideia é conjugar a questão da duplicação com as obras do Rodoanel. Esse trecho em Sabará é onde temos mais dificuldades, diversos acidentes com mortes. Então queremos encontrar um caminho e dar celeridade às soluções”, disse Borges.
O leilão da BR-381 foi publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres no início deste mês de julho, o edital de concessão da 381, entre a capital e Governador Valadares tem previsão de nove bilhões de reais em aportes. O leilão está marcado para 24 de novembro deste ano.
“A concessão está marcada para 24 de novembro, no caso do Rodoanel acreditamos que as obras comecem em 2025. Esperamos que gere um corredor econômico que será importante para a região”, disse o prefeito.
O coordenador do Movimento Pro Vidas, Clésio Gonçalves, e disse que o governo do estado garantiu que vai atender as reivindicações feitas nesta segunda-feira (24).
“São 20 quilômetros entre Ravena e o Anel Rodoviário, é um dos trechos mais perigosos da estrada. Esperamos que as obras comecem por ali. Todo mundo que chega em BH passa por ali, então se a obra do Rodoanel começar por ali, pessoas que estão vindo para Contagem, Betim, ou até São Paulo, terão uma outra opção”, explica.