Ouvindo...

Brasil assumirá a presidência do Mercosul na próxima terça-feira (4)

País ficará no comando do grupo que reúne países da América do Sul durante os próximos seis meses

Em maio, Brasil recebeu chefes de Estado de países da América do Sul, em encontro realizado em Brasília

O Brasil vai assumir a presidência pro-tempore do Mercosul na próxima terça-feira (4), em Puerto Iguazu, na Argentina. O Estado brasileiro ficará no comando do grupo por seis meses. Ao final de 2023, o encontro da cúpula será realizado no Brasil.

A Cúpula do Mercado Comum vai se reunir na segunda (3) e na terça-feira (4), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apenas no segundo dia. No primeiro dia, o Brasil será representado pelo ministro das relações exteriores, Mauro Vieira.

A prioridade do Brasil, segundo a embaixadora Gisele Padovan, secretária de América Latina e Caribe, é a integração regional sul-americana e a busca por resultados concretos para o desenvolvimento econômico dos 12 países do continente.

Fazem parte do Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está suspensa por não cumprimento de regras do grupo. O Brasil defende o retorno dos venezuelanos ao bloco, mas o tema não está na pauta da reunião na Argentina.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.