O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), aprova a decisão do governador Romeu Zema (Novo) de escolher o deputado estadual Gustavo Valadares (PMN)
“Valadares é um amigo, experiente deputado desta Casa e uma pessoa pela qual temos estima muito grande. É importante entendermos que, a partir do dia em que ele for nomeado e tomar posse no governo, passa a integrar a equipe de governo. Nós, aqui no Parlamento, temos de manter sempre a harmonia e o diálogo, mas, certamente, a independência dos Poderes”, disse.
Gustavo Valadares é o líder do governo Zema na Assembleia. De bom trânsito entre deputados da base aliada e também visto com bons olhos pela coalizão de oposição, ele vai substituir Igor Eto,
“Acredito — e espero — que ele (Valadares) possa contribuir com o governo. É um cargo do governador e, obviamente, ele escolhe quem quer. Mas é um amigo que conhece bastante o Parlamento”, continuou Tadeu Martins Leite.
A Secretaria de Governo é responsável por comandar o núcleo de articulação política do governo. Cabe à pasta, por exemplo, intermediar as conversas do Palácio Tiradentes com os deputados estaduais. A relação com os três Poderes federais, por sua vez,
Zema ‘tira e coloca quem quer’
A Itatiaia ainda questionou Tadeu Martins Leite sobre um possível sentimento de surpresa com a saída de Igor Eto. Como já mostrou a emissora, o presidente da Assembleia soube da mudança no primeiro escalão governamental após uma ligação da reportagem.
O emedebista, porém, adotou tom conciliador na resposta. “Dos cargos de confiança do governo, ele (Zema) tira e coloca quem quer. Cabe ao Parlamento, agora, com o Secretário de Governo, fazer essa interlocução institucional com independência, mas, obviamente, com diálogo e harmonia”, pontuou.
Eto e Leite têm boa relação. O ex-secretário chegou a pedir uma reunião de emergência com o chefe do Legislativo