Ouvindo...

Dino quer que Argentina investigue racismo contra torcedores do Fluminense: ‘Inaceitável’

Fãs do Tricolor foram alvos de cânticos e ofensas racistas em Buenos Aires, que sediou jogo contra o River Plate

Segundo o Fluminense, torcida encheu mais de 30 ônibus em Buenos Aires

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), disse, nesta quinta-feira (8), que vai pedir a atuação das autoridades da Argentina na investigação de ofensas racistas a brasileiros no país vizinho. O caso aconteceu nessa quarta-feira (7), com torcedores do Fluminense que estavam na capital Buenos Aires para assistir ao jogo contra o River Plate.

Tricolores estavam em um ônibus rumo ao Monumental de Nuñez, estádio que sediou a partida, quando foram alvos de cânticos e ofensas racistas. Alguns argentinos fizeram gestos alusivos a macacos.

“Mais um episódio inaceitável. Irei solicitar formalmente a atuação das autoridades competentes da Justiça e Segurança da Argentina”, escreveu Dino, no Twitter.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram os ataques sofridos pelos brasileiros. Em campo, o Flu perdeu por 2 a 0 para o River, pela Copa Libertadores.

Caso Vini Júnior

Recentemente, o governo brasileiro também fez movimentos contra o racismo sofrido pelo atacante Vinícius Júnior, que atua no Real Madrid, da Espanha.

Aliás, como mostrou a Itatiaia na semana passada, a Frente Parlamentar Mista Antirracismo que funciona no Congresso Nacional vai sugerir, a lideranças espanholas e europeus, uma série de ações que podem ser tomadas para coibir atos de discriminação.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.