Ouvindo...

Zema pede união dos estados do Sul e Sudeste para evitar ‘soluções miraculosas’ que não dão certo

Governador de Minas, Romeu Zema, recebeu outros governadores para encontro do Cosud, o Consórcio Sul e Sudeste

Governador Romeu Zema pediu união de estados do Sul e do Sudeste para evitar ‘soluções miraculosas’ que não funcionam no país

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse nesta sexta-feira (2) que os estados do Sul e do Sudeste têm que trabalhar juntos para evitar que o Brasil caia em “soluções miraculosas que dão certo apenas no discurso”.

Belo Horizonte sedia o 8° encontro do Consórcio Sul e Sudeste, que reúne os governadores de Minas, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Praticamente todos os governadores são de direita, como o próprio Zema, Eduardo Leite (PSDB), Ratinho Júnior (PSD), Cláudio Castro (PL), Jorginho Mello (SC) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“São estados onde, diferente da grande maioria, há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial”, disse Zema durante seu discurso de abertura no evento.

“São os estados onde há setor produtivo muito mais dinâmico. Então, com toda certeza, boa parte da solução do Brasil passa por esses sete estados”, continuou o governador.

Zema citou Santa Catarina como um estado que deu certo mesmo sem ter recursos naturais como petróleo e minério de forma abundante, mas destacou que os catarinenses são determinados e trabalhadores.

De acordo com o governador, são essas características que fazem um estado e um país darem certo.

“E muitos que não dão certo ficam reclamando que precisam de mais. Em vez de seguir os bons exemplos, ficam sempre pedindo mais recursos. É algo muito comum, tanto no privado, que eu já trabalhei, quanto no público”, concluiu o governador.

Cosud

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi criado em 2019 e reúne, além de Minas Gerais, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

O foco do Cosud é a discussão e formulação de políticas para geração de emprego e renda. Juntos, os sete estados são responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) e reúnem 120 milhões de brasileiros.