Ouvindo...

BH: novo chefe de limpeza urbana fala em ‘duplicar ou triplicar’ índice de reciclagem

Sérgio Luiz Costa, secretário de Segurança Hídrica no governo Bolsonaro, defende uso da ‘criatividade’ para superar ‘orçamento limitado’

Sérgio Luiz Costa, novo chefe da SLU de BH

O novo chefe da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU-BH), Sérgio Luiz Costa crê na possibilidade de ampliar o trabalho de reciclagem feito na cidade. Atualmente, cerca de seis mil toneladas de resíduos coletados pelos trabalhadores em limpeza são reaproveitados. Nesta quinta-feira (11), ao tomar posse como responsável pela SLU, ele falou em “duplicar ou triplicar” os números da reciclagem na capital mineira.

“Hoje, temos um índice relativamente baixo (de reciclagem). Mas a gente vai querer duplicar ou triplicar esse índice, para que a cidade tenha um programa maior de reciclagem e se torne um dos municípios mais limpos do país”, disse, em entrevista à Itatiaia.

Se os planos de dobrar o tamanho da reciclagem na engrenagem que forma a limpeza urbana de BH saírem do papel, seria possível reutilizar 12 mil toneladas de detritos ao mês. Segundo Costa, a SLU já tem, de forma embrionária, projetos a respeito da ampliação da reciclagem.

“Vamos melhorar esse arcabouço para levar à aprovação do prefeito e poder começar a executar”, explicou, em menção a Fuad Noman (PSD).

Apesar do otimismo, o chefe da Superintendência de Limpeza Urbana aponta a necessidade de “fazer do limão uma limonada”. “Temos, primeiro, de saber a estrutura que temos. A gente tem um orçamento limitado. Teremos de usar muito a criatividade”.

Sérgio Luiz Costa chega a Belo Horizonte para assumir a vaga que seria de João Batista Bahia Neto. Fuad, porém, desistiu de nomear Bahia, que no ano passado chegou a ser preso temporariamente durante uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A investigação tratava de possíveis fraudes cometidas em contratos de administração de um aterro sanitário da Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana.

Costa foi Secretário Nacional de Segurança Hídrica sob o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele chegou, inclusive, a atuar no processo de conclusão da transposição do Rio São Francisco. Antes, compôs os quadros da Companhia Desenvolvimento Vale São Francisco (Codevasf).

Carnaval na mira

Um dos períodos de mais trabalho para os funcionários da SLU acontece durante o carnaval. A reboque do crescimento da folia de rua em BH, aumentou a demanda pela conservação das vias públicas.

“Se a SLU foi ótima no carnaval de 2023, ela vai ser melhor ainda no carnaval de 2024 - e em todos os eventos que forem promovidos em Belo Horizonte”, prometeu o superintendente.

Nesta quinta-feira, Fuad Noman também deu posse ao médico Danilo Borges Matias, escolhido para comandar a Secretaria de Saúde do município.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.