Ouvindo...

Lula empossa general Marcos Amaro como ministro-chefe do GSI

Militar da reserva vai substituir o também general Gonçalves Dias, que pediu demissão no mês passado

Lula deu posse ao general Amaro nesta quinta-feira

O general da reserva Marcos Antonio Amaro dos Santos tomou posse, nesta quinta-feira (4), como novo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Ele foi conduzido ao cargo durante cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília (DF).

A nomeação de Amaro para o comando do GSI já consta no Diário Oficial da União (DOU). Ele substitui o general Marco Edson Gonçalves Dias, que deixou o posto em meados de abril, em meio a uma crise que eclodiu após a divulgação de imagens dele no Palácio do Planalto enquanto manifestantes antidemocráticos tomavam o prédio, durante os atos de 8 de janeiro.

Amaro chegou a ser o chefe do Estado-Maior do Exército entre 2020 e 2022. Ele foi movido para a reserva em maio do ano passado. Antes, atuou em cargos como o Comando Militar do Sudeste.

O general foi, ainda, chefe da Divisão de Inteligência do Centro de Inteligência do Exército e responsável pela segurança presidencial durante parte do mandato de Dilma Rousseff (PT).

No Twitter, Lula deu boas-vindas ao novo componente de seu governo.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.