Ouvindo...

Piso salarial: reajuste dos professores pode ser enviado nesta semana à ALMG

Projeção da base de Romeu Zema é que proposta seja aprovada em primeiro turno até o fim de maio

Sala de aula

O texto do governo de Minas Gerais com a proposta de reajuste para os professores da rede estadual deve chegar à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre esta semana e a próxima, segundo informações apuradas pela Itatiaia junto à base de governo. A projeção mais otimista dos parlamentares é que o PL passe pelas comissões até o fim da primeira quinzena de maio e seja aprovado ao menos em primeiro turno até o fim deste mês.

Segundo a base de governo, apesar da insatisfação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) com a proposta já antecipada pela Itatiaia, os valores não serão alterados. O governo diz que esta oferecendo o que é permitido diante da atual situação financeira do Estado.

O projeto de lei vai chegar à ALMG com a oferta de uma uma recomposição salarial de 12,84% retroativa a janeiro deste ano e o pagamento do piso nacional proporcional às 24 horas trabalhadas pelos professores da rede estadual de ensino. Segundo o entendimento do governo, o texto federal determina um piso nacional salarial de R$ 4.420 por 40 horas trabalhadas semanais. Por conta disso, como os professores mineiros trabalham 24 horas por semana, será aplicada a proporcionalidade.

Os deputados de oposição classificaram a proposta do governo como “vergonhosa”. À Itatiaia, o Sind-UTE também afirmou que a proposta do governo não é satisfatória. Eles exigem 14,95% de recomposição e o pagamento do piso salarial integral.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.