Ouvindo...

Sindicato dos professores diz que reajuste salarial de 12,84% é ‘insuficiente’

Sindute-MG defende reajuste de 14,95%, aprovado pelo governo federal para o piso nacional dos professores

Sindute-MG avaliou que índice usado pelo governo de Minas para reajustar salários dos professores ficou abaixo do determinado pelo MEC

A proposta de reajuste salarial de 12,84% para os professores mineiros foi considerada “insuficiente” pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindute-MG).

“A proposta é insuficiente diante do que determina a lei federal e a portaria de reajuste do piso. A portaria do piso é de 14,95% e lá não está determinado que nós podemos calcular proporcionalmente o reajuste de acordo com o entendimento de cada governo”, afirmou Denise Romano, coordenadora-geral do Sindute.

No ano passado, o governo federal determinou o índice mínimo de 14% para o reajuste do piso salarial dos professores e o valor foi confirmado pelo Ministério em janeiro deste ano.

“O reajuste que estamos reivindicando é o de 14,95%, que é o que foi determinado pelo Ministério da Educação. Por óbvio, o governo de Minas está novamente rebaixando o que determina a lei federal. O (reajuste de) 12,95% é um índice insuficiente”, finalizou.

Anúncio de reajuste

Nesta quarta-feira (26), o líder do Bloco do governo Zema na Assembleia, deputado Cassio Soares (PSD), do PSD, afirmou que o governo de Minas irá enviar um projeto para Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nos próximos dias garantindo o pagamento do piso nacional salarial para todos os professores na rede estadual em Minas Gerais.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Itatiaia, o parlamentar anunciou que o pagamento será retroativo a janeiro de 2023.

“Hoje, o governo do estado está anunciando que vai sim pagar o piso salarial nacional para todos os professores da rede estadual mineira, dentro da proporcionalidade e retroativo a janeiro de 2023. Isso é importante, porque qualquer anúncio tem que ser responsável e o governo, dessa forma, está anunciando o que vai conseguir cumprir com os recursos nos cofres do estado”, afirmou.

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.