Ouvindo...

Em dia de CPMI, Arthur Lira abre três CPIs na Câmara dos Deputados

Câmara irá investigar fraude nas Americanas, manipulação de resultados de jogos no futebol e invasões de terra pelo MST

Arthur Lira determinou a criação de três CPIs na Câmara dos Deputados

No dia em que o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu o requerimento para abertura de uma CPMI para apurar a invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, o presidente da Câmara, Arhur Lira (PP-AL) determinou a abertura de mais três comissões: Americanas, manipulação de resultados no futebol e MST.

Neste caso, as CPIs - Comissões Parlamentares de Inquérito - vão funcionar exclusivamente na Câmara e, portanto, serão compostas apenas por deputados federais. No caso da CPMI dos Atos Antidemocráticos, o colegiado abrange tanto deputados como senadores.

Veja: O que é, como funciona e o que faz uma CPMI?

Na sessão desta quarta-feira (26), Lira leu os requerimentos das três comissões que alcançaram número mínimo de assinaturas dentro da Casa Legislativa.

A CPI que vai investigar manipulação de resultados de partidas de futebol vai funcionar com 34 integrantes. Já as comissões que vão apurar a fraude nas Americanas e as invasões pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) contarão com 27 deputados.

Leia também: Globo, MST e institutos de pesquisa: relembre as 50 CPMIs abertas pelo Congresso

A partir de agora, o presidente da Câmara, Arthur Lira determinará a instalação dos colegiados. Em seguida, os partidos indicam seus representantes e o conjunto de deputados elege presidente e relator de cada uma.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.