A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá dedicar todo o dia de quinta-feira (27) para debater a segurança das propriedades rurais em Minas Gerais e propostas para melhorar a logística e a infraestrutura estadual utilizada para escoar a produção no campo.
O debate ocorre em meio a uma série de invasões de propriedades rurais em todo o país. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, nos três primeiros meses do governo Lula (PT) foram 16 invasões contra 11 durante todo o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL).
Em Minas Gerais, o movimento ficou restrito à ocupação do prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Belo Horizonte no dia 17 de abril. O ato foi uma forma de pressão do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) para
“A nossa grande preocupação é a segurança jurídica da propriedade, a questão dos invasores”, diz o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PL), que convocou o debate. O evento deve ter a presença de autoridades estaduais e federais. “O que estamos vendo são invasões acontecendo em várias partes do Brasil e há ameaças de isso se massificar”.
O parlamentar destaca uma invasão a um terreno da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), autarquia ligada ao governo federal, em Pernambuco. “Se tem invasão numa área dessas, imagina (nas propriedades) dos produtores rurais? Vamos discutir quais são as ações do governo para coibir qualquer tipo de invasão”, acrescentou Arantes.
CPI do MST
O tema também tem sido alvo de preocupação a nível federal. Pressionado pela bancada ruralista, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que deve instalar ainda nesta semana a