Ouvindo...

PEC que retira o Detran da Polícia Civil já pode ser votada em 2° turno na ALMG

Texto altera a lógica da gestão de trânsito no estado e compõe o escopo da reforma administrativa desejada por Romeu Zema; votação final vai ocorrer ainda nesta semana

Saída do Detran da lista de tarefas da Polícia Civil pauta trabalho de deputados nesta semana

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) da lista de competências da Polícia Civil já pode ser votada em 2° turno pelos 77 deputados estaduais mineiros. Nesta terça-feira (18), a Comissão Especial formada para analisar as mudanças no Detran aprovou a ideia.

Agora, segundo apurou a Itatiaia, a tendência é que o aval definitivo do conjunto de deputados à alteração aconteça nesta quarta-feira (19), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A PEC do Detran compõe a reforma administrativa desejada pelo governador Romeu Zema (Novo). Depois de ser retirada do guarda-chuva da Polícia Civil, a gestão da autarquia de trânsito vai ser entregue à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), chefiada por Luísa Barreto.

O relator do texto do Detran na Comissão Especial foi o deputado governista Roberto Andrade, do Patriota. Se a mudança na Constituição Estadual for aprovada em plenário, policiais civis não terão mais de lidar com atribuições como atividades de registro de automóveis, licenciamento de veículos e habilitação de condutores.

Entre os aliados de Zema, a crença é que a saída do Detran da Polícia Civil vai ajudar a desafogar o trabalho dos agentes de segurança.

“Quanto menor o número de servidores da Polícia Civil dentro de escritórios e quanto maior os números nas ruas, melhor para a segurança pública”, disse, no mês passado, o líder de Zema na Assembleia, Gustavo Valadares (PMN).

Reforma administrativa também deve ficar pronta

A PEC do Detran deve ser votada na mesma sessão que vai analisar o texto-base da reforma administrativa. Além da mudança na lista de atribuições da Polícia Civil, as alterações na máquina pública passam, por exemplo, pela criação das secretarias de Estado da Casa Civil e de Comunicação Social.

O texto-base da reforma administrativa também deve ser votado em plenário nesta quarta-feira, segundo soube a reportagem. Para que a tendência seja concretizada, porém, é preciso que haja sinal verde dos integrantes da Comissão de Administração Pública (APU), ainda nesta terça.

O relator do texto na APU, João Magalhães (MDB), sinalizou aos colegas que deseja a aprovação das mudanças. O grupo deve votar o relatório de Magalhães durante a tarde desta terça. Se a maior parte dos integrantes do comitê concordar com o teor do documento do emedebista, a reforma administrativa estará pronta para o plenário.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.