Os vereadores de Belo Horizonte vão analisar na segunda-feira (13) a proposta que prevê a extinção do pagamento de passagens em dinheiro a bordo dos ônibus da capital mineira.
Veja mais:
A proposta é uma das medidas incluídas no pacote de melhoria de mobilidade urbana e será votada já em segundo turno pelos parlamentares.
De acordo com o projeto, apresentado pelo presidente da Casa, vereador Gabriel Azevedo (sem partido) e outros 16 vereadores, o uso de dinheiro em espécie para pagar as passagens não será mais válido e será adotada um novo sistema de bilhetagem eletrônica, baseado no uso de cartões inteligentes recarregáveis, cartões de crédito ou débito e até mesmo por meio de QR Code.
Na pauta de segunda está marcada a votação de outros projetos que tratam da mobilidade em BH. O principal projeto trata da forma de remuneração das empresas concessionárias do transporte coletivo.
A proposta altera a forma de remuneração das empresas, que deixam de receber com base no número de passageiros transportados e passam a receber com base nos quilômetros rodados por cada ônibus.
Segundo os vereadores que assinaram o projeto, o sistema atual estimula a superlotação dos veículos, em detrimento do atendimento de linhas consideradas pouco lucrativas.