Em uma publicação em seu perfil oficial no Twitter na noite deste sábado (11), Lula disse que o objetivo de seu governo é aumentar a produção de manufaturados para elevar o crescimento econômico.
Além da relação comercial com China e Estados Unidos - primeiro e segundo maiores destinos das exportações brasileiras - Lula também citou a criação de um bloco entre a União Europeia e a América do Sul, que negociam um amplo acordo há 20 anos e que ainda não saiu do papel.
Na visita aos Estados Unidos,
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apoiou o governo e a reeleição de Donald Trump, que acabou perdendo as eleições e sugeriu, mais de uma vez, que houve fraude no pleito norte-americano, o que acabou afastando a relação entre Brasil e os EUA nos últimos dois anos, quando Joe Biden assumiu o posto.
Rússia x Ucrânia e o ‘clube da paz’
Outro ponto de debate entre Lula e Biden foi a guerra entre Rússia e a Ucrânia. Nas últimas semanas,
Neste sábado (11), o presidente da França Emmanuel Macron respondeu a uma outra publicação de Lula em que ele disse ter conversado com o francês e o chanceler alemão Olaf Scholz sobre o assunto.
“A paz esteve no centro de nossas discussões em Paris durante a visita histórica do presidente Zelensky, juntamente com o chanceler Scholz. A Ucrânia demonstrou verdadeira coragem ao iniciar esta conversa com seu plano de paz de 10 pontos. Vamos continuar juntos, Lula”, respondeu Macron.