Ouvindo...

‘Não houve envolvimento direto das Forças Armadas’, diz José Múcio sobre invasões aos Três Poderes

Ministro da Defesa disse que, se algum militar teve participação individualmente, será responsabilizado

José Múcio afirmou que não houve participação das Forças Armadas em atos do dia 8 de janeiro

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que não houve envolvimento direto das Forças Armadas com as invasões das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Ele disse que o governo aguarda definições da Justiça para tomar providências.

Veja mais: Ministro da Defesa diz que Lula não discutiu atos de vandalismo com comandantes das Forças Armadas

“Entendo que não houve envolvimento direto das Forças Armadas. Agora, se algum elemento individualmente teve a sua participação, ele vai responder como cidadão”, afirmou José Múcio ao deixar a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os comandantes das Forças Armadas.

O ministro afirmou que os atos antidemocráticos não foram tema de discussão entre Lula e os militares no encontro desta sexta-feira (20) e que o presidente deixou claro confiar nas Forças Armadas.

Nos últimos dias, no entanto, Lula deu declarações deixando claro desconfiar da conivência de militares nos atos antidemocráticos e sugeriu que “abriram as portas do Planalto” para invasores. Nesta semana, entre terça e quinta-feira (19), mais de 50 militares foram exonerados de cargos ligados à presidência da República.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.