O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), é alvo de mandado de busca e apreensão na tarde desta sexta-feira (20). O ex-secretário executivo da Justiça e Segurança Pública do DF, Fernando de Souza Oliveira, também é alvo. Ao todo, cinco endereços ligados aos dois estão sendo vasculhados pelos investigadores, entre eles a casa de Ibaneis, um escritório e o Palácio Buriti, sede do Governo do Distrito Federal.
A operação é coordenada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Tanto Ibaneis como Fernando Oliveira são alvos de um inquérito aberto pelo Ministério Público Federal (MPF), que investiga o papel das autoridades do Distrito Federal durante os
De acordo com o STF, houve descaso e conivência por parte do Governo do Distrito Federal com a organização das manifestações.
O governador afastado do Distrito Federal prestou depoimento na semana passada, a pedido da própria defesa, com a intenção de esclarecer os fatos. Ele alegou que foi enganado pela cúpula da segurança do Distrito Federal.
Já Fernando de Souza Oliveira foi nomeado como secretário-executivo de Segurança Pública do DF pelo então secretário Anderson Torres, que está preso. Ele estava à frente da pasta no dia 8 de janeiro, quando Torres tinha viajado com a famílias para os Estados Unidos. Foi Oliveira quem disse a Ibaneis que a situação dos manifestantes era “tranquila” momentos antes da invasão do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto.