Ouça a rádio

Compartilhe

Lula ironiza encontro de Bolsonaro com Biden: 'cúpula fracassada' 

Ex-presidente criticou valor oferecido pelo mandatário dos Estados Unidos para fundo de preservação da Amazônia 

Ex-presidente criticou valor repassado pelo governo dos EUA para proteção da Amazônia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou o encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles. 

Em entrevista na manhã desta terça-feira (14) para a rádio Vitoriosa, afiliada da Itatiaia em Uberlândia, o petista criticou Bolsonaro por recusar os recursos bilionários para a proteção da região amazônica e ironizou o valor oferecido pelo governo dos Estados Unidos. 

“O atual presidente foi participar de uma cúpula fracassada nos Estados Unidos, porque 12 presidentes não foram. O presidente Biden, em momento de generosidade com a Amazônia, ofereceu US$ 12 milhões para ser repartido entre Brasil, Peru e Colômbia. Ou seja, são US$ 4 milhões para cada país. Não sei se ele estava zombando do Bolsonaro. Ele, que recusou o fundo da Alemanha e da Noruega, que eram bilhões, não sei se ele aceitou os 4 milhões que os Estados Unidos ofereceu”, afirmou Lula. 

O valor foi anunciado pela Casa Branca para um fundo de preservação da Amazônia durante os encontros da Cúpula das Américas no final de semana. O tema ambiental foi um dos principais assuntos debatidos entre Biden e presidentes de outros países do continente. 

O ex-presidente petista cobrou também que Bolsonaro divulgasse os temas que foram debatidos com Biden em um encontro pessoal dos presidentes. Lula criticou ainda o suposto pedido de Bolsonaro para vencer a eleição de outubro - o Palácio do Planalto não confirmou que houve algum pedido sobre as eleições. 

“Quando ele fala que a conversa foi extraordinária, que foi fantástica, que diga o que foi conversado. Ele foi lá pedir para o Biden ajuda para não deixar eu ganhar as eleições? Será que isso é verdade? Vi isso na imprensa americana. Isso é se humilhar demais. Bolsonaro precisa criar coragem e conversar com o povo, parar de fazer motociata, bicicletada, cavalada, aviãozada. Vai para a rua conversar com o povo”, criticou Lula.


Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido