Senado aprova teto de 17% para ICMS de combustíveis
Projeto é tentativa de baixar preços de etanol, diesel e gasolina na bomba e também atinge transportes, energia e comunicações
O Senado Federal aprovou, na noite desta segunda-feira (13), por 65 votos a 12, o texto-base do Projeto de Lei Complementar (PLP 18), que estabelece um teto de 17% para a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O projeto é uma tentativa de tentar baixar o preço dos combustíveis, mas o limite para cobrança do imposto estadual também atinge outros bens considerados essenciais, como transportes, energia elétrica e comunicações.
Durante a votação, os senadores também acolheram 11 emendas. Durante a discussão da proposta, os senadores se dividiram no microfone da tribuna do Senado, contrários favoráveis ao projeto.
O relator da matéria, senador Fernando Bezerra (MDB-PE) defendeu o texto apresentado por ele no fim da semana passada. Ele calcula, ainda, que a aprovação da proposta deve provocar uma redução de R$ 1,65 no preço do litro da gasolina na bomba e de R$ 0,76 no preço do diesel.
Leia Mais
Mais lidas
Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria